Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

29/10/2018

CBIC inicia Projeto Piloto “BIM Colaborativo” no Distrito Federal

O piloto do Projeto BIM Colaborativo está sendo realizado no Distrito Federal, uma parceria entre a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da sua Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat), em parceria, com o Senai Nacional, o Sinduscon-DF e o Sebrae-DF. A iniciativa consiste em uma prática para viabilizar a introdução da Modelagem da Informação da Construção (BIM) no cotidiano das empresas e profissionais participantes do mercado de construção imobiliária, de forma colaborativa e inovadora.

Iniciada hoje, a primeira fase do projeto denominada “Alinhamento & Estratégia”, contém o workshop de preparação de 16 horas, em realização nesta segunda e terça (dias29 e 30 de outubro), com o objetivo de alinhamento de conceitos, entendimento do desafio de implementar uma nova maneira de projetar, construir e operar empreendimentos de Construção. Somado a este, a fase contempla a realização de questionário, previsto para as duas próximas semanas, que terá a participação à distância, para levantar status e validar estratégia / processos / riscos /  informações gerenciais e grau de maturidade /usos/ objetivos BIM de cada empresa, e ainda, uma entrevista individual com empresas para confirmação do entendimento realizado no questionário e alinhamento de premissas para implantação dos processos BIM.

O projeto tem a coordenação do consultor BIM da CBIC, Rogério Suzuki, e destaca que o número de 16 empresas inscritas superou a expectativa, hoje o workshop teve a presença de 42 participantes. Segundo ele, o valor e potencial da iniciativa aumenta quando relatado, por quase a totalidade dos participantes, que não tem experiências em processos BIM.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
FENAPC
Sinduscom-VT
Sinduscon-RO
Sinduscon-RS
ASBRACO
Sinduscon-Oeste/PR
Sindicopes
Sinduscon-PB
Sinduscon-SE
Sinduscon-MG
Sinduscon-MA
SINDICIG
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea