Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

20/04/2012

Arquitetos debatem o rio e a mobilidade

"Cbic"
20/04/2012 :: Edição 302

 

Jornal do Commercio PE/PE 20/04/2012
 

Arquitetos debatem o rio e a mobilidade

Arquitetos holandeses e brasileiros estarão reunidos no Recife, na próxima semana, para discutir o melhor aproveitamento de rios, canais, lagoas e açudes na cidade. As propostas, que serão divulgadas na sexta-feira, recomendam a conexão entre os cursos-d água com o patrimônio e a mobilidade. Com atividades internas e abertas ao público, o debate acontece durante o Workshop Recife Exchange Amsterdã, de 24 a 27 próximos.
 Não vamos criar projetos, mostraremos indicações, no campo mais conceitual. Mas são possibilidades concretas de contribuição para o Recife , explica o arquiteto Roberto Montezuma, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e coordenador do workshop. Foram convidados oito especialistas em água, patrimônio e mobilidade que atuam na Holanda e dois arquitetos de São Paulo, para interagir com os pernambucanos.
 O evento é organizado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), CAU, Istituto de Arquitetos do Brasil (IAB-PE), Fundação Joaquim Nabuco e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com apoio do Estado, Prefeitura do Recife e Porto Digital. A abertura será às 9h da terça-feira, com exposição de trabalhos de alunos de arquitetura e urbanismo da UFPE, no prédio do Memorial da Medicina, localizado no Derby.
 De acordo com Roberto Montezuma, a programação diurna da quarta e da quinta-feira é exclusiva dos profissionais. Haverá duas palestras noturnas, abertas ao público, na sala Aloísio Magalhães da Fundação Joaquim Nabuco, no Derby. A primeira, na quarta-feira, traz como tema A cidade holandesa contemporânea e a segunda, na quinta, aborda o Patrimônio economicamente sustentável. Todas a partir das 18h30.
 A relação entre brasileiros e holandeses é antiga, lembra o arquiteto José Luiz Mota Menezes, conselheiro federal do CAU, numa referência à ocupação holandesa no Nordeste brasileiro, no século 17. Porém, desta vez, não se trata de resgate histórico ou cultural, diz ele.  É uma questão prática, de problemas comuns do dia a dia , compara José Luiz Menezes.
 Eleita em outubro do ano passado, a diretoria do CAU-PE será instalada na próxima terça-feira, às 18h, na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Antes, a categoria fazia parte do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).  Há representantes de todas as áreas na diretoria: paisagistas, urbanistas, professores, arquitetos dos setores de patrimônio e do mercado imobiliário , destaca o arquiteto Bruno Ferraz.
 O conselho será um espaço aberto para discutir com a população as reformas urbanas nas cidades, com abrangência estadual. No fim deste ano, o CAU pretende premiar as boas práticas de arquitetura, de iniciativa pública ou particular.  Serão premiadas atitudes que se traduzam em melhoria para a cidade , diz Montezuma.

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sicepot-PR
Ademi – PE
Sinduscon-ES
APEMEC
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon-Porto Velho
SECOVI- PB
Ademi – AL
Sinduscon Anápolis
Sinduscon PR – Noroete
Sinduscon-TO
Sinduscon-MA
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea