Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

13/04/2015

Abemi diz que setor deve encolher

"Cbic"
13/04/2015

Valor Econômico

Abemi diz que setor deve encolher 

César Felício  

 De São Paulo

Atingidas pelas investigações da Operação Lava-Jato, as empreiteiras reunidas na Associação Brasileira de Engenharia Industrial (Abemi) projetam um cenário devastador para o setor de empreiteiras, o principal financiador de campanhas eleitorais no Brasil desde os anos 50. De acordo com estimativa da própria entidade, o número de empregados das associados deve cair de 337 mil registrados no fim de 2014 para menos de 200 mil este ano.

"A crise do setor não começou com a Operação Lava-Jato, mas com a queda da economia como um todo, e por isso os números de 2014 já haviam sido ruins", afirmou o presidente da Abemi, Antonio Muller, para quem a Lava-Jato acelerou um processo preocupante". Em 2013, o número total de empregados no setor foi de 446 mil funcionários. Já havia sido um ano de estagnação: em 2012, o número de empregados era 447 mil.

Muller teve que depor na Justiça Federal em fevereiro sobre a suspeita da existência de cartel entre diversas associadas da Abemi para dividir obras na Petrobras. O executivo argumentou que as reuniões com a estatal para discutir minutas de contratos era uma prática antiga, que perdurou até dezembro de 2014.

De acordo com o que Muller afirmou na Justiça, as reuniões sempre contaram com dezenas de participantes, sem alçada para decidir sobre elevação de custos de contratos. Muller disse que os encontros tinham como objetivo reduzir custos da petroleira e diminuir acidentes de trabalho. O executivo afirmou que o Departamento Jurídico da Petrobras acompanhava todas as fases do processo.

A suposta existência de um cartel das empreiteiras, organizado pela Abemi, foi mencionada por Augusto Mendonça, executivo da empreiteira Toyo Setal, em seus depoimentos de delação premiada junto à Justiça Federal do Paraná. Muller nega a existência de cartel.

"As reuniões jamais configuraram cartel e nem começaram em 2004. Tiveram início em 2002, e tratou-se de um grupo de trabalho que mudou as diretrizes da Petrobras. Eram reuniões de 60 pessoas, travadas entre pessoal sem alçada para decidir sobre valores de contratos".

Segundo o executivo, que desconfia da eficácia dos acordos de leniência como um instrumento de recuperação de crédito das empresas, "a desnacionalização do setor é um tremendo risco que se corre, porque algumas empresas que estão saindo agora não vão voltar para o setor". Nestas circunstâncias, devem sobreviver melhor as empresas com carteiras de investimentos mais diversificadas, as que contam com receita em dólar e as de porte médio, que podem buscar parcerias internacionais.

O presidente da Abemi diz que nos próximos anos as licitações de grandes contratantes como a Petrobras devem se modificar. Ele afirma que é possível que o escopo dos projetos a serem licitados caiam, de maneira a segmentar em diversos trechos ou etapas a realização de uma obra, abrindo oportunidades para empresas de porte menor.

Esta era uma prática mais usual antes do início dos anos 90, quando começou a etapa da montagem de grandes consórcios para assumirem a responsabilidade integral por uma obra.

De acordo com Muller, a primeira consequência concreta para a entidade da paralisia provocada pela Operação Lava-Jato se deu nos investimentos da própria associação. "A paralisação provocada pelas atividades de investigação fez com que tivéssemos que suspender o nosso investimento em centros de tecnologia".


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-JP
Sinduscon PR – Noroete
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-BNU
Sinduscon-TO
Sinduscon Anápolis
Sinduscon – Grande Florianópolis
APEOP-PR
Sicepot-PR
Sinduscon-ES
Assilcon
ANEOR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea