Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

03/06/2014

A responsabilidade da construção civil

"Cbic"
03/06/2014

O Povo – Ceará

A responsabilidade da construção civil

artigo  "A indústria da construção civil no Brasil já despertou para estes números e está contribuindo para redução destes impactos"

A semana é do Meio Ambiente, mas as responsabilidades são daqueles que vivem e se relacionam nos meios, seja no meio ambiente natural, seja no meio ambiente construído – cidades e edifícios. Esta responsabilidade e impactos (positivos ou negativos) do meio ambiente construído sobre o meio ambiente natural não é apenas uma reflexão pontual neste comemorativo semanal, deverá ser uma preocupação socioambiental diária e sistêmica dentre todos os que participam dos elementos antropizados.

Os edifícios são um exemplo destes, e considerando que as edificações modelam nossas vidas e o modo como nos relacionamos uns com os outros e nos deslocamos, temos uma direta responsabilidade das inconsistências e impactos causados na interação destes dois meios. É uma responsabilidade direta dos profissionais envolvidos nesta teia construtiva, pois além de fabricarmos estes produtos, também participamos no uso e operação dos mesmos, pois afinal, uma coisa que parece já estar bem definida, mas que muitos profissionais ainda têm dificuldade na afirmativa: as cidades e os edifícios são para as pessoas.

Se pararmos para refletir, passamos boa parte das nossas vidas dentro de edificações, seja em casa, no trabalho ou no lazer, elas são uma extensão do ser humano. Temos que nos preocupar como estes ambientes construídos estão sendo projetados e executados para o benefício da saúde dos próprios ocupantes e da natureza, evitando o que chamamos de edifícios doentes. Além disso, a construção civil está entre as atividades humanas que mais causam impactos ambientais no mundo. Segundo dados da Associação Nacional de Arquitetura Sustentável, o setor é responsável pelo consumo de cerca de 40% dos recursos naturais e da energia produzida, 34% da água, 55% de madeira não certificada, além de responder pela produção de 67% da massa total de resíduos sólidos urbanos. A indústria da construção civil no Brasil já despertou para estes números e está contribuindo para redução destes impactos através do que chamamos de Construção Sustentável (Green Buildings). Trata-se de um sistema construtivo que promove alterações conscientes do ponto de vista ambiental, social e econômico.

A redução do consumo de água e energia é uma das vantagens destas edificações. Isto repercute diretamente na redução do valor do condomínio. Diante destes benefícios é hora de colocá-los em prática. Estamos caminhando em busca de um desenvolvimento mais sustentável e o primeiro passo para isto é trabalhar através da educação e disseminação de informações para todos os envolvidos nesta cadeia construtiva.

Márcio Rios

[email protected] 

 Engenheiro civil, especialista em Gestão Ambiental com MBA em Construção Sustentável

 


 
"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Aconvap
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon-TO
Ademi – AL
ASBRACO
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon-RS
Sinduscon-MA
Sinduscon-MG
Sinduscon Chapecó
Sinduscom-VT
Sinduscon-JF
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea