Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

15/05/2019

91º ENIC: Setor da construção, governantes, parlamentares e juristas discutem o futuro da construção

O 91º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) é o espaço estratégico para discutir o setor produtivo no Brasil, compartilhar conhecimento e avançar na formulação de soluções para a Indústria da Construção.

O evento oferece programação robusta e variada, com um congresso de engenharia, visitas técnicas a marcos relevantes da engenharia e programação técnica em diversos campos de interesse do setor e de atuação da CBIC.

Sustentabilidade, infraestrutura, mercado imobiliário e compliance são alguns dos temas dessa agenda.

Governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel confirmou presença na abertura do evento, às 19h da quarta-feira (15), no Windsor Expo Convention Center na Barra da Tijuca.

Ministro-Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Onyx Lorenzoni, abordará o novo ciclo de desenvolvimento sustentável e o papel da indústria da construção em palestra na quinta-feira (16), às 15h. Nesse dia, os deputados federais Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), Marcelo Ramos (PR-AM) e Domingos Neto (PSD-CE) vão debater agenda do crescimento no Congresso Nacional.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, vai proferir palestra na sexta-feira (17), às 15h30 e discutirá como a construção civil pode ajudar no atual esforço para reaquecer a economia brasileira e reduzir os indicadores de desemprego. Antes, às 14h, os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado Federal, Davi Alcolumbre, vão abordar o cenário político e a tramitação das reformas no Congresso Nacional.

O ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), falará sobre os “Distratos Imobiliários: Lei 13.786/2018 e a Segurança Jurídica”, na quinta-feira (16), a partir de 11h, dentro do Seminário “Judiciário e o Mercado Imobiliário: um diálogo necessário”, que também contará com o secretário Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Luciano Benetti Timm. A partir das 14h, o presidente do STJ, ministro João Otávio de Noronha, vai abordar um tema de grande relevância para o setor: o impacto econômico da jurisprudência do STJ no mercado imobiliário.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, participará do painel “Lei Geral do Licenciamento Ambiental e Segurança Jurídica”, na quinta-feira (16), às 9h. O secretário nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Jonathas de Castro, é um dos convidados para o painel ‘Caminhos para a Expansão do Saneamento. Inovações e Oportunidades’, que acontecerá na sexta-feira (17), às 9h.

O secretário nacional de Habitação do Ministério do MDR, Celso Toshito Matsuda, está confirmado para o painel sobre “O Futuro do Mercado Imobiliário e o Programa Minha Casa, Minha Vida”, na sexta-feira (17), entre 9h e 11h, em que abordará a “Visão do Governo sobre MCMV e Política de Acesso à Moradia”. Também participam outros nomes relevantes, a exemplo do presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), Gilberto Duarte de Abreu Filho.

O juiz federal do trabalho, Marlos Augusto Melek (TRT/PR) irá apresentar e esclarecer dúvidas sobre a ‘Mediação e a arbitragem – meios extrajudiciais de resolução de conflitos trabalhistas aplicados no Direito do Trabalho’ aos empresários e profissionais do setor da construção, na sexta-feira (17), às 9h.

A cineasta Mara Mourão irá debater a relevância de iniciativas cidadãs e mostrar que o empreendedorismo social pode mudar o mundo. Ela é a diretora e roteirista do documentário ‘Quem se importa’, que apresenta 18 empreendedores sociais de sete países e os projetos transformadores que desenvolvem.

O ex-diretor de projetos de capital da Vale e atual presidente da GTEC Consultoria, Galib Abrahão Chaim, falará sobre a importância da valorização da engenharia para o aumento dos níveis de segurança e sucesso dos projetos na área de construção, na manhã de quinta-feira (16).

Durante painel sobre Smart Cities, na quinta-feira (16), às 11h, o renomado arquiteto Edson Yabiku e o presidente do Parque de Inovação La Salle Technova, buscarão responder a perguntas do tipo: Como serão as cidades do futuro? Qual será o papel das novas tecnologias nesse cenário? Como as edificações podem ser adaptadas para atender às demandas dos próximos anos?

O 91º ENIC é realizado conjuntamente pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio), pela Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-RJ) e o Serviço Social da Indústria da Construção do Rio de Janeiro (Seconci-RJ).

Confira toda a programação na página do 91º ENIC na internet: https://www.enic2019.com.br

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscom-SL
Ademi – GO
Ademi – PE
Sinduscon-Teresina
Sinduscon-AC
Sinduscon-Caxias
Sinduscon – Lagos
Sinduscon-BNU
APEOP-PR
ADIT Brasil
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea