Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

29/07/2016

#VALORES CONSTROEM: ESTÁ CHEGANDO O DIA NACIONAL DA CONSTRUÇÃO SOCIAL

ção social oferecerá no dia 27 de agosto, em 32 localidades do País, serviços de saúde, educação, cidadania e lazer aos trabalhadores da indústria da construção e seus familiares

Apesar de um ano difícil, resultado das crises econômica e política enfrentadas pelo País, o setor da construção mais uma vez se uniu e vai comemorar no próximo dia 27 de agosto o Dia Nacional da Construção Social (DNCS). Em sua 10ª edição, a ação de responsabilidade social se consolidou pela importância que tem para os trabalhadores do setor e seus familiares. Com o tema #ValoresConstroem, o evento deste ano pretende resgatar valores morais, sociais e éticos, necessários ao bom funcionamento da sociedade como um todo. A ideia é proporcionar um dia ao trabalhador para que ele se sinta valorizado e atendido em suas demandas relacionadas à melhoria da qualidade de vida. “Num momento onde os municípios e os estados estão falidos e a crise dificulta ainda mais o acesso aos serviços básicos de saúde e cidadania, o Dia Nacional se torna ainda mais importante e estratégico”, destaca Ana Cláudia Gomes, presidente do Fórum de Ação Social e Cidadania da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Fasc/CBIC).

Promovido pela CBIC, por meio do seu Fasc, e pelo SESI Nacional, com apoio especial do Seconci-Brasil, o DNCS é um dia de serviço gratuito dedicado exclusivamente aos trabalhadores da indústria da construção e seus familiares nas áreas de saúde, lazer, cidadania e educação. Oferece também atividades recreativas, esportivas e culturais. “O Dia Nacional da Construção Social é uma alegria para nós empresários e também para os trabalhadores do nosso setor. É um dia para confraternizar e comemorar, em família, as conquistas do trabalho realizado ao longo dos meses”, destaca o presidente da CBIC, José Carlos Martins, que neste ano fará a abertura oficial do evento no Rio de Janeiro. “Cuidar do nosso trabalhador é a nossa missão e fazemos isso com empenho, para que ele se sinta valorizado e motivado a trabalhar na construção do nosso Brasil”, enfatiza.

Números do DNCS

Iniciado em 2007, com o objetivo de unir o setor em torno da responsabilidade social, promovendo cidadania e qualidade de vida aos trabalhadores, o DNCS evoluiu e se tornou um dia de celebração das diversas ações de responsabilidade social que acontecem nos canteiros de obras e nas entidades do setor ao longo dos meses.

Em nove anos, o Dia Nacional já prestou mais de 3,4 milhões de atendimentos, beneficiando mais de 659 mil trabalhadores e familiares do setor da construção. Em 2015, foram realizados mais de 272 mil atendimentos, em 35 localidades do País, atingindo mais de 81 mil pessoas.

Em 2016, 32 localidades realizarão o DNCS. São elas: Rio Branco (AC), Maceió (AL), Manaus (AM), Macapá (AP), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Anápolis (GO), São Luís (MA), Belo Horizonte (MG), Uberaba (MG), Uberlândia (MG), Cuiabá (MT), Belém (PA), João Pessoa (PB), Teresina (PI), Cascavel (PR), Curitiba (PR), Londrina (PR), Maringá (PR), Rio de Janeiro (RJ), Volta Redonda (RJ), Natal (RN), Mossoró (RN), Boa Vista (RR), Bento Gonçalves (RS), Capão da Canoa (RS), Santa Cruz do Sul/Vale do Rio Pardo (RS), Santa Rosa (RS), Pelotas (RS), Blumenau (SC), Brusque (SC) e Joinville (SC). Cada localidade desenvolverá ações de acordo com a demanda de seus trabalhadores.

Em São Luís (MA), os preparativos estão a todo vapor. Promovida pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão ( Sinduscon-MA), a ação ocorrerá das 9h às 17h, no Sesi Clube Araçagi. Dentre as inovações deste ano, uma dedicada aos filhos dos trabalhadores. A Oficina Sesi Cozinha Brasil repassará informações sobre alimentação saudável, trabalho que será complementado por instrutores especializados da Personal Group com atividade física própria para as crianças.

Outra novidade, voltada para os adultos, será a consulta de audiometria, com orientações sobre como atuar no dia a dia nos canteiros de obras para evitar problemas de audição. Também será possível consultar nutrólogo, da Le Corps, e realizar exames de última geração para prevenção e detenção de doenças. Além disso, os trabalhadores terão a oportunidade de participar de cursos rápidos de panificação e confeitaria na Unidade Móvel do Senai-MA e identificar a tipagem sanguínea, por meio do trabalho voluntário de estudantes da Universidade Ceuma, na área de Biomedicina.

Na avaliação do presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, o DNCS tem cumprido sua missão de valorizar os trabalhadores da construção civil, estendendo os benefícios aos seus familiares. “Com o engajamento de vários parceiros, proporcionamos aos nossos trabalhadores e familiares a oportunidade de avaliar seu estado de saúde, retirar documentos, participar de atividades de lazer e entretenimento e, acima de tudo, se integrarem”, afirma.

Em João Pessoa (PB), o DNCS será realizado no Sesi do Distrito Industrial de João Pessoa. Para sua quarta realização local, os organizadores – Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon-JP) e Serviço Social da Indústria da Paraíba (Sesi-PB) – prepararam duas novidades: a realização de consulta cardiológica com exame eletrocardiograma e o curso “Como administrar o seu dinheiro”. O objetivo do curso, realizado pelo Sesi junto a cinco empresas locais, é estimular nos colaboradores hábitos que permitam o equilíbrio financeiro da família e a formação de poupança.

Em Betim (MG), o evento será realizado das 9h às 15h, no Clube do Trabalhador do Sesi. A novidade deste ano é que a programação será montada na área da piscina, para que os participantes possam desfrutar de toda a infraestrutura do Clube – piscinas, campos de futebol, quadras de peteca, saunas, churrasqueiras. Durante o dia, dentre tantos serviços, os mineiros também terão a oportunidade de aferir a pressão e fazer limpeza nos dentes. Além disso, poderão participar de oficinas de sabão com óleo, de compostagem, de pequenas hortas e de pintura com giz em pano de prato; aulas de Zumba, hidroginástica, Taekwondo, Circuito Fitness, rua de lazer, torneios de futebol e truco. Também serão distribuídos almoço e lanches. Em Betim, o evento será realizado pelo Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG), Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG) e Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), com a correalizado do Sesi/Fiemg.

Para o superintendente Executivo do Seconci-MG, Ivon Godoy, “apesar da situação difícil pela qual o setor vem passando, o evento é fundamental para o resgate da cidadania do trabalhador e, mesmo reduzido, o evento precisa ter continuidade”, reforçou Godoy.

No dia do evento, a CBIC divulgará em seus informativos, site e redes sociais, informações sobre as ações locais, bem como a apuração dos resultados. Acompanhe!

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – DF
ASEOPP
Sinduscon-CE
Sinduscon – Lagos
Sinduscon-AM
ANEOR
Ademi – AL
Abrainc
Assilcon
Sicepot-PR
Sinduscon-Caxias
Sinduson – GV
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea