Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

30/05/2014

Seminários Tecnológico e de Inovação da Construção Civil discutem diferenciais competitivos às empresas

A fim de apresentar alternativas para construções mais competitivas e sustentáveis, foi realizada, na tarde desta quinta-feira (29), em Salvador, a 11ª edição dos Seminários Tecnológicos e de Inovação da Construção Civil. Promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil da Bahia (Sinduscon-Ba), em parceria com o SENAI e a Universidade Federal da Bahia (Ufba), o evento reuniu pesquisadores, consultores, construtores e empreendedores ligados ao setor.

Entre os presentes, estiveram Vicente Matos e Marcos Galindo, conselheiros do Sinduscon-Ba; Adelson Prata, gerente regional de Construção Civil da Caixa Econômica Federal; Daiana Costa, professora da Ufba; Tatiana Ferraz, gerente de Construção Civil do SENAI-BA; e Carla Simões, coordenadora de Cursos do SENAI.

As discussões foram promovidas no âmbito do Programa de Inovação Tecnológica (PIT), desenvolvido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic). Neste escopo, foram apresentadas e debatidas as novas tecnologias para projetos, execução e gestão de obras, com vistas a superar os modelos tradicionais aplicados.

O primeiro módulo de palestras, contou com a apresentação do Prof. Javier Irizarry, do Georgia Institute of Technology. O pesquisador mostrou o que está sendo desenvolvido atualmente, nos Estados Unidos, quanto à aplicação de dispositivos móveis e do Sistema BIM (Building Information Modeling) para controle de obras. Em seguida, Carla Simões trouxe a experiência prática de atuação na Bahia, apresentando o case de implantação do BIM na obra do Miramar Residencial/ CONIE Empreendimentos. O que evidenciou que a tecnologia está, também, acessível a empresas de pequeno e médio porte.

O diretor da empresa, Alexandre Landim, e o projetista de instalações, Thales de Azevedo Filho, comprovaram com seus depoimentos os ganhos obtidos com a implantação do BIM. Reforçaram, inclusive, que esta é uma tendência irreversível para o projeto e gestão de obras.

No segundo bloco de palestras, a arquiteta Clarissa Zomer, do Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (Fotovoltaica/UFSC), apresentou as diversas tecnologias disponíveis e as aplicações práticas da energia fotovoltaica em edificações. Na ocasião, Clarissa destacou o prédio sede do Sinduscon-Ba – case emblemático de sustentabilidade das construções na Bahia.

Por fim, Sérgio Pinho, da Global Housing, trouxe para a comunidade da Construção Civil baiana um sistema construtivo inovador em concreto PVC. Este já é aplicado em outros estados do país e outras regiões do mundo com sucesso na redução de custos e prazos das obras.

Para o representante da Comissão da Indústria Imobiliária do Sinduscon-Ba, Marcos Galindo, o evento foi importante para se repensar processos, materiais, técnicas e gestões inovadoras. “O que contribui para combater a queda de produtividade e a falta de mão de obra especializada”, afirmou.

Frente às abordagens relevantes, Galindo ressaltou que não à tôa Salvador está sediando iniciativas de porte ao segmento, enfatizando que a 87ª edição do Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), “o grande evento do setor”, será na capital baiana, de 23 a 25 de setembro de 2015.

Sobre o BIM: Sistema que permite, de forma virtual, a modelagem em 3D de um projeto de engenharia. Trata-se de uma plataforma que reúne dados de todos os projetos de uma obra (arquitetônico, elétrico, hidráulico, telefônico, estrutural, de incêndio, de para-raios, dentre outros), inclusive orçamentário e de planejamento. Nela, é possível criar, em um espaço virtual, réplica em 3D de cada etapa e compatibilizar todos os projetos simultaneamente.

Sobre o PIT: o Projeto Inovação Tecnológica na Construção é uma iniciativa da Cbic, visando estudar, analisar e definir diretrizes para o desenvolvimento, difusão e avaliação de inovações tecnológicas na construção civil brasileira.Partindo do princípio de que os efeitos das inovações para o setor e para a sociedade como um todo são necessários no processo de desenvolvimento econômico e social do País, a Cbic pretende transformar as ações decorrentes deste projeto em ações permanentes e em contínuo aperfeiçoamento para atingir o mais amplo espectro possível de empresas e profissionais de todos os elos da cadeia produtiva. Suas ações já estão sendo desenvolvidas desde 2009, e são de caráter permanente e contínuo.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-PA
Sinduscon-Brusque
Sinduson – GV
Sinduscon-SE
Ademi – DF
Sinduscon-AM
Sinduscon-DF
Ademi – GO
Sinduscom-SL
Sinduscon-PB
AELO
SECOVI-SP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea