Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

08/12/2020

Painel do ENIC discutiu porque a humanidade não é ética

Dentro da programação do 92º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), aconteceu o painel virtual “Ética em tempos de crise – sociedade e empresas pós-pandemia”.

 

As painelistas foram a ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Eliana Calmon e a professora de filosofia da instituição Nova Acrópole do Brasil, Lúcia Helena Galvão Maya. A mediação foi de Ana Claudia Gomes, presidente da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC.

 

De acordo com a presidente da CRS, o tema do painel é uma das pautas urgentes da CBIC. O  painel tratou do combate à corrupção, da transparência, da ética, fazendo um resgate histórico dos últimos anos sobre o tema.

 

A ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Eliana Calmon, que também é consultora do projeto de ética da CBIC, abordou as mudanças que o mundo moderno vem requerendo das empresas sobre ética e compliance.

 

Eliana considera que o Brasil hoje tem dois grandes problemas: o desmonte da operação Lava Jato e a revisão dentro do parlamento da legislação anticorrupção. “Fomos atropelados por um outro evento que nos deixou preocupados: a pandemia que surgiu e agora voltamos a falar sobre ética nos tempos de pandemia”, citou.

 

No evento on-line, a painelista Lúcia Helena abordou o fato das pessoas não serem éticas. Para ela, é tica é um dos temas mais caros da Filosofia. Ela acrescentou ainda que há uma forma de lidar com a ética nos nossos dias que esconde alguns equívocos. “A ética pode ser de coerção ou por convicção”, complementou.

 

 

O 92º ENIC é realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e correalizado por Asbraco-DF, Sinduscon-DF e Ademi-DF. O evento tem como patrocinador silver o Sebrae, como patrocinador platinum Arcelormittal Brasil e Caixa Econômica Federal, e conta com o apoio de Sesi Nacional e Senai Nacional.

 

Este painel faz parte do projeto “Ética e Compliance em tempos de crise”, realizado pela Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

 

 

 

 

 

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscom-NH
SINDICIG
Ademi – ES
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-BC
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon – Lagos
Sinduscom-VT
ASEOPP
Sinduscon-JF
SINDUSCON – SUL
Sinduscon-SM
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea