Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

16/07/2014

Ifam oferece curso de construção civil para mulheres

"Cbic"
16/07/2014

Portal Bonde

Ifam oferece curso de construção civil para mulheres

Redação Bonde com MEC

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) abriu 90 vagas em dois cursos para mulheres interessadas em trabalhar na área de construção civil, na cidade de Manaus. 

O Ifam decidiu promover as novas oportunidades devido a grande procura de profissionais qualificados em obras de acabamento, revestimento cerâmico, pintura de parede e texturização e pelo interesse das empresas da área em contratar mulheres para as funções citadas acima. O programa Mulheres na Construção Civil, do Ifam, é realizado em convênio com a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). 

Segundo a pró-reitora de extensão, Sandra Magni Darwich, o instituto está atento às necessidades de qualificação profissional da região e mantém interlocução com os setores produtivos. A pró-reitora afirma que o curso de revestimento cerâmico (azulejista) e pintor de obras e o de pintura e texturização de parede prevê qualificar e abrir o mercado para mulheres da capital e região metropolitana e atender o setor. Ela ainda acrescenta que hoje, "Manaus é uma cidade florescente na construção civil. Um canteiro de obras". 

Na realização do convênio, o instituto tem por obrigação, qualificar e certificar as mulheres, enquanto a Sudam se responsabiliza pela interlocução com o sindicato da construção civil e com o Sistema Nacional de Emprego (Sine) para encaminhá-las ao mercado de trabalho. 

Podem participar da seleção, mulheres maiores de 18 anos. Além disso, as candidatas devem ter feito até o quinto ano do ensino fundamental, ter renda familiar de até um salário mínimo ou estar desempregada. 

As interessadas devem se inscrever no campus Manaus Centro e na Fundação Fé e Alegria, até o dia 30 de julho. O roteiro está descrito no Edital nº 3/2014 – Proex/Ifam. 

Formação 

As aulas do curso de revestimento cerâmico e pintor de obras será baseada em atividades teóricas e práticas. A especialização terá duração de 304 horas e será ministrado de agosto a novembro, no campus Manaus centro, das 14h às 18h. Ao todo, são 70 vagas distribuídas em duas turmas. A parte prática será feita no laboratório de edificações do Ifam. 

Já o curso de pintura e texturização de parede terá duração de 204 horas e será ministrado de agosto a outubro. As aulas serão no Instituto Fé e Alegria, no bairro Grande Vitória, na zona leste da cidade. São 20 vagas, com aulas das 8h às 12h. Para realização da parte prática do curso, será escolhida uma entidade social. Para execução da atividade, o instituto vai comprar tintas e material de texturização. As alunas executarão o trabalho acompanhadas de um professor e de um monitor. 

Os dois cursos terão a mesma teoria. Serão ministradas oficinas de acolhimento, com trabalhos relativos a autoestima e relacionamento interpessoal. Em seguida, acontecem aulas de língua portuguesa, matemática e empreendedorismo.

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscon-BNU
APEOP-PR
Abrainc
Sinduscon-PLA
Ademi – DF
ASEOPP
SECOVI- PB
Ademi – SE
APEOP-SP
Sinduscon-AC
Sinduscon-AM
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea