Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

15/03/2018

Especialista em BIM, Bilal Succar participa de evento da CBIC e diz que o País está progredindo na implantação da ferramenta desses processos

Muito esperado por um público de mais de 130 pessoas e pelos que acompanharam o “Seminário BIM: Oportunidade para inovar a indústria da construção e aumentar a transparência das compras públicas” via Fanpage CBIC Brasil, até o momento com mais de 8.130 visualizações, o especialista em BIM (Building Information Modeling, Bilal Succar, da Newcastle University, apresentou detalhes da “macro” adoção do BIM, que se refere a um nível mais de amplo de adoção, atingindo não apenas um determinado segmento específico mas todas as atividades da indústria da construção em um país. “Em primeiro lugar, é importante entender que BIM é a expressão atual da inovação nessa indústria. Se quisemos discutir transformação na indústria da construção, será  inevitável falar de BIM, que é um passo obrigatório em direção à transformação digital, a modificação dos hábitos atuais em direção a um futuro melhor, com menos desperdícios, com maior produtividade e mais transparência” destacou, esclarecendo que a “adoção” refere-se a uma combinação de implementação e atividades de difusão dentro das organizações, utilização em projetos e adesão por indivíduos e organizações.

Bilal Succar destacou a iniciativa que vem desenvolvendo, juntamente com professores do Brasil, Canadá, França, Alemanha e cerca de 70 voluntários, com várias pesquisas continuadas que já resultaram, entre outros projetos, no Dicionário BIM, que já foi publicado inclusive em português (bimdictionary.com). Mencionou também que considerando os resultados da pesquisa que já foi realizada pelo professor Mohamad Kassem (da Northumbria University – Reino Unido) em 2014, sobre a adoção do BIM no Brasil, segundo Mr. bilal, já é possível perceber que o Brasil está progredindo rapidamente na adoção do BIM. “Espero, em alguns anos, ver que o país progrediu ainda mais na adoção BIM”.

Especialmente em Brasília para o Seminário BIM da CBIC, Succar, mostrou resultados de pesquisas de adoção BIM em vários países, detalhou uma das metodologias que desenvolveu para avaliar o nível de adoção BIM e é baseada em oito fatores de análise. Mostrou exemplos de como o BIM está sendo adotado no mundo e como é possível melhorar a produtividade, reduzir o desperdício e até aumentar a transparência para diminuir a corrupção em alguns países”.

Realizado nesta quinta-feira (15/03), no Royal Tulip, pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção, com a correalização do Senai Nacional, o evento além de aproximar alguns elos da indústria da construção na discussão dos desafios e oportunidades envolvendo a inovação, uniu esforços ao Comitê Estratégico de Implementação do BIM para promover e difundir a ferramenta no Brasil. Confira no #CBICMais de sexta-feira (16/03), a cobertura completa do evento, cujas apresentações já podem ser acessadas no site da CBIC, na área da Comat, e cuja evento pode ser assistido na Fanpage CBIC Brasil.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-SM
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscon – Lagos
Sinduscon-SE
Ademi – PR
ASSECOB
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon-MG
Sinduscon-AC
Sinduscom-VT
Sinduscon-Brusque
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea