Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

23/09/2019

Encontro de Seconcis será realizado pela primeira vez em Brasília

O Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF) e a Associação de Seconcis (Seconci Brasil) promovem o Encontro Nacional de Seconcis (Ense) nos dias 26 e 27 de setembro. O evento será realizado pela primeira vez no Distrito Federal e reúne os dirigentes e corpo técnico das entidades para dois dias de debates, palestras e troca de experiências.

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, participará do painel ‘Programa de Gestão de Segurança e Saúde no trabalho nos Canteiros de Obra e certificação Obra Certa’, dia 26 de setembro, das 13h30 às 15h, juntamente com:

  •         Antônio Carlos Salgueiro, presidente do Seconci Brasil;
  •         Fernando Guedes Ferreira Filho, presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC;
  •       Hugo Sefrian Peinado, engenheiro civil, especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e professor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Os temas tratados têm interface com o projeto Realização/Participação de/em Eventos para Discutir e Disseminar a Importância da Segurança e Saúde no Trabalho para o Setor e/ou o Aprimoramento das Relações de Trabalho na Indústria da Construção, iniciativa da CBIC e do Serviço Social da Industria (Sesi Nacional).

Na parte da manhã, duas palestras compõem a programação do evento:

  •      9h – ‘Impactos da Nova Legislação Trabalhista na Construção Civil’, com o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Ives Gandra;
  •    10h – ‘O futuro do trabalhador na construção civil diante das inovações tecnológicas’, com o presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos. 

Já no dia 27 de setembro está programada a palestra ‘Modernização das Normas Regulamentadoras’, com o assessor da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia, Rômulo Machado e Silva, além de uma visita à sede do Seconci-DF, para que os participantes de outros estados possam conhecer o trabalho desenvolvido pelo Serviço Social da Construção Civil do Distrito Federal. 

Segundo Antonio Carlos Salgueiro, presidente do Seconci Brasil, o evento é fruto de um trabalho em conjunto. “As expectativas são as melhores, pois cada Seconci fez suas sugestões de pauta para cada grupo, e com isso foi possível montar uma programação bastante rica. Tenho certeza que vai ser muito proveitoso para todos”, afirmou Salgueiro. 

O presidente do Seconci-DF, Marcelo Machado Guimarães, ressalta que receber outras entidades que fazem o mesmo trabalho em prol do social da construção civil aumenta a responsabilidade do DF. “A expectativa é muito grande. Nossa intenção é que esse evento seja um marco. Além disso, essa é uma oportunidade de mostrar os benefícios que estamos fazendo nesse intercâmbio social sempre tão enriquecedor”. 

O Ense teve início dentro do Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), sendo promovido pelo então Fórum dos Seconcis da CBIC. Há pouco mais de uma década, os dirigentes perceberam que havia a necessidade de ampliar o alcance do encontro para que as áreas técnicas pudessem participar dos debates e discussões, inclusive com divisão de debates por áreas técnicas. 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduson – GV
Sinduscon – Lagos
Ademi – PE
Sinduscon-MA
SINDUSCON – SUL
Sicepot-RS
Sinduscon – CO
AELO
Sinduscom-NH
SECOVI-GO
Sinduscon-BA
Sinduscon-SE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea