Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

14/08/2014

Convênio com a Sudam oportuniza qualificação de mulheres na construção civil em Macapá

"Cbic"
14/08/2014

CHICOTERRA.COM

Convênio com a Sudam oportuniza qualificação de mulheres na construção civil em Macapá

PUBLICADO POR CHICO TERRA

Com recursos da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e contrapartida do Governo do Estado, um grupo de 100 mulheres inicia na sexta-feira, 15, uma importante etapa de suas vidas por meio do projeto Mulheres na Construção Civil. A aula inaugural para entrega de materiais e uniformes acontecerá a partir das 15h, no Teatro Leonor Barreto Franco, no Sesi.

Os cursos de azulejista e pintor de obras serão executados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), através de convênio com a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete). As 100 mulheres, desempregadas e em idade economicamente ativa, serão divididas em quatro turmas de 25, cada, nos turnos da manhã e da tarde. O treinamento vai de 18 de agosto a 28 de novembro.

No curso de pintor de obras as candidatas terão noções de planejamento, patologias da construção, pintura decorativa e em superfície de madeira e alvenaria. No curso de azulejista as mulheres vão aprender a assentar placas cerâmicas e revestimentos, entre outras matérias. Como forma de incentivo, durante o treinamento, elas receberão auxílio-transporte, lanche diário e uniforme.

A Sete, por meio da Coordenação do Trabalho, realizou as inscrições na Central do Trabalhador Autônomo (CTA) nas zonas Sul e Norte de Macapá e no Sine Central, por serem pontos estratégicos em que as demandas de trabalhadores desempregados acontecem diariamente. O grande interesse pelos cursos fez com que as vagas fossem facilmente preenchidas.

"O Amapá vive um momento especial, principalmente no setor da construção civil, com grandes obras sendo executadas. É o caso da ponte do Matapi, reformas e construção de escolas, entre outros empreendimentos. E a mulher deve ser inserida nesse contexto. É uma mão de obra importante que precisa ser qualificada para ingressar nesta profissão. É nesse sentido que o Governo do Estado apoia e incentiva o projeto Mulheres na Construção Civil", analisa o secretário da Sete, Sivaldo Brito.

A ideia é trabalhar a formação intelectual, técnica e cultural das mulheres para que possam disputar em condições de igualdade uma vaga no mercado da construção civil. Na aula inaugural, haverá uma palestra com o tema "Mercado de Trabalho na Construção Civil", ministrada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon).



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – SE
Sinduscon-RO
Sinduscon-RN
Sicepot-RS
Sinduscon-SF
Sinduscon Sul – MT
ANEOR
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
APEOP-PR
Ademi – RJ
Ademi – PR
Sinduscon-RR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea