Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

22/01/2014

Consumo avançará 4,5%, diz Abramat

"Cbic"
22/01/2014

DCI – Comércio, Indústria e Serviços

Consumo avançará 4,5%, diz Abramat

AE material de construção

SÃO PAULO

As vendas da indústria de material de construção devem acelerar em 2014, atingindo uma alta de 4,5%, de acordo com projeções da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). Em 2013, o faturamento da indústria subiu 3% e totalizou R$ 137,5 bilhões.

O faturamento de 2013 é o maior já registrado pelo setor. No entanto, a alta ficou abaixo do previsto. No começo do ano passado, a Abramat estimava elevação de 4,5% nas vendas anuais, mas os números mais fracos mês a mês levaram a uma revisão da projeção em agosto para 4%. "O ano foi bom, tivemos recorde de faturamento", avaliou presidente da Abramat, Walter Cover. "É um pouco frustrante não chegar ao resultado imaginado, mas na comparação com outros setores da economia, nosso crescimento não foi ruim."

O fraco desempenho de dezembro contribuiu para o resultado ficar abaixo do previsto. A comercialização no último mês do ano caiu 16,1% ante novembro e 6,1% comparado a igual período de 2012. As vendas nesta época costumam ser menores devido ao período de festas e ao menor ritmo de obras por causa das chuvas. A queda acentuada na comparação anual, porém, indica que o mês foi pior que o habitual. "Dezembro ficou fora da curva. Provavelmente, varejistas e construtoras usaram estoques e deixaram de comprar", sugeriu Cover.

O varejo (responsável por metade das vendas da indústria) permaneceu aquecido em 2013. No acumulado do ano, o varejo teve expansão de quase 6%.

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – SE
Assilcon
Sinduscon-ES
Ademi – GO
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Ademi – MA
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
APEMEC
Sinduscon-AC
ASBRACO
Ademi – PR
Sinduscon – Norte
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea