Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

05/11/2012

Consulta pública para NBRs de acústica aberta até dezembro deste ano

Está em consulta pública até o dia 10 de dezembro de 2012, pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o Projeto ABNT NBR 10151 – Acústica – Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em ambientes externos às edificações e para o 3º Projeto ABNT NBR 10152 – Acústica – Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em ambientes internos às edificações.

A primeira diz respeito ao ruído comunitário a segunda ao conforto acústico interno aos ambientes.

As normas foram elaboradas pela Comissão de Estudo de Desempenho de Edificações (CE-02: 135.01), do Comitê Brasileiro da Construção Civil (CB-02), da ABNT. Ambas as versões vigentes das normas já têm mais de 10 anos: a NBR 10.151 é de 2000 e a NBR 10.152, de 1987.

No caso especial da norma de conforto acústico, a NBR 10.152, é ela que determina os níveis de ruído nos ambientes residenciais utilizados na norma de desempenho. Mesmo estando em vigor desde 1987, ela nunca foi lembrada, ou usada, para determinar efetivamente o conforto acústico de uma residência.

Os interessados podem acessar os textos no endereço www.abntonline.com.br/consultanacional e apresentar sugestões até a data-limite de 10 de dezembro de 2012.

A Consulta Nacional é realizada inteiramente on line, sem qualquer ônus, sendo possível acessar, visualizar, imprimir e apresentar sugestões aos Projetos de Normas da ABNT e do Mercosul, conforme instruções apresentadas no próprio site.

As sugestões apresentadas contribuirão para o aperfeiçoamento das Normas Brasileiras. Mais informações: www.abnt.org.br.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – RJ
ANEOR
Sinduson – GV
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscon-BC
Sinduscon-Oeste/PR
ASSECOB
Sinduscom-VT
Sinduscon – Vale
Sinduscon-RIO
Ademi – AL
Sinduscon-Vale do Itapocu
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea