Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

14/02/2012

Confiança do setor de construção melhora em janeiro após 6 meses de queda

Pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas no último dia 9 de fevereiro revela que o Índice de Confiança da Construção (ICST) de janeiro continua 8,7% abaixo do registrado no mesmo mês do ano anterior.

De acordo com a FGV, o índice interrompeu um ciclo de queda que durou seis meses e apresentou melhoras em janeiro.

A melhora, em janeiro de 2012, foi puxada principalmente pelo índice de situação atual.

Na avaliação por segmentos, o índice de confiança da construção apresentou avanço significativo no quesito preparação de terrenos, que passou de um recuo de 5,8% em dezembro para uma queda de 1% em janeiro.

"Esse é um indicador antecedente importante da atividade de construção porque indica o início de novas obras", disse a coordenadora da pesquisa da FGV, Ana Maria Castelo.

Entre os segmentos, também houve melhora da confiança na construção de edifícios e obras de engenharia, com edificações passando de -6,2% em dezembro para -5,7% em janeiro e obras viárias, de -15,6% para -12,5% no mesmo período.

"A recuperação, principalmente no que abrange obras públicas, ocorre após o represamento de investimentos do governo federal no ano passado", acrescentou Ana Maria.

Por outro lado, houve piora na confiança relacionada a obras de acabamento, que passou de -1,9% em dezembro para -5,4% em janeiro.

"O dado indica que, no período, houve o fim do ciclo de entrega de obras e aumento no ciclo de novos empreendimentos", disse Ana Maria.O ICST recuou 8,7% no trimestre encerrado em janeiro, ante o mesmo período do ano anterior.

O resultado foi melhor do que o encerrado em dezembro do ano passado, quando havia recuado 9,9%. Entre os componentes do ICST, houve avanço mais expressivo do Índice da Situação Atual (ISA-CST) que do Índice de Expectativas (IE-CST).

Do trimestre encerrado em dezembro para o finalizado em janeiro, o ISA passou de -12,8% para -11,5%. Já o IE foi de -7,1% para -6,1%.

Fonte: Agência Estado.
 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-BC
ANEOR
Sinduscon-MT
AELO
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sicepot-PR
Sinduscon-AL
Sinduscon-AC
APEMEC
Sinduscon-RR
Sinduscon-TAP
SECOVI-GO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea