Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

23/01/2020

Cadeia produtiva e governo discutem em SP o futuro da construção

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) apresenta o projeto ‘Construção 2030’ à cadeia produtiva do setor no próximo dia 4 de fevereiro, durante evento das 9h às 12h30, em São Paulo. “Os diversos segmentos que envolvem a construção estão se organizando em torno de um trabalho de visão de futuro para discutir formas de melhorar a competitividade na construção civil e gerar mais empregos”, ressalta o presidente da CBIC, José Carlos Martins.

Iniciado pela CBIC em 2018, o ‘Construção 2030’ foi baseado na metodologia de foresight – estudo de pensamento de futuro – e está dentre os pilares estratégicos da CBIC. A iniciativa está contida no projeto ‘Inovação e Tecnologia na Indústria da Construção’ da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

O projeto, que visa manter um olhar para o futuro da construção no mundo e os cenários para o País nesse futuro, começou pelo ‘Habitação 10 anos no Futuro – Onde estamos e para onde podemos ir’, definido no referido Estudo Foresight de autoria da Comat/CBIC.

A proposta inicial do projeto será apresentada pelo vice-presidente da área de Inovação da CBIC e presidente da Comat/CBIC, Dionyzio Antonio Martins Klavdianos. “O projeto surgiu da necessidade de se antecipar às mudanças e criar o futuro desejado e não o possível”, destaca Dionyzio Klavdianos.

 

Agenda do ‘Construção 2030’

A abertura do evento ‘Construção 2030’ contemplará as seguintes apresentações:

  • ‘Oportunidades para a cadeia produtiva levar suas demandas ao Executivo, Legislativo e à Confederação Nacional da Indústria (CNI)’, com o presidente da CBIC, José Carlos Martins; e
  • ‘A visão e as perspectivas do governo para a indústria da construção’, com o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa.

A programação também contará com uma mesa redonda sobre as ‘Mudanças no ambiente de negócios e necessidades de mudanças na cadeia da construção’, para a qual foram convidados:

  • Rafael Lucchesi, diretor geral do Senai Nacional
  • Luiz Henrique Ceotto, sócio sênior da Tecnoeng Consultoria
  • Renato Lomonaco, gerente de projetos da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc)
  • Wilton Caletani, consultor estratégico BIM (Building Information Modeling)
  • José Carlos Martins, presidente da CBIC, como moderador.

 

Cadeia Produtiva e a nova NR 18

Os participantes do ‘Construção 2030’, que permanecerem em São Paulo, também poderão acompanhar, a partir das 14h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de São Paulo (Sintracon-SP), a cerimônia de assinatura da nova Norma Regulamentadora 18 (NR 18) que contará, entre outras, com a presença do secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho.

Veja mais informações sobre o evento de ‘Lançamento da nova NR 18’.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-PB
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
SECOVI-PR
Ademi – DF
Sinduson – GV
SECOVI-GO
Sinduscon-RR
APEOP-SP
Ademi – RJ
Sinduscon-RS
Sinduscon-PLA
Sinduscon-Joinville
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea