Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

10/05/2019

Brasília, exemplo de soluções a serem replicadas pelo país

Crédito: Tereza Sá

O projeto “O Futuro da Minha Cidade” ganha força como modelo para o desenvolvimento econômico das cidades

Disseminar soluções interessantes e viáveis relacionadas à governança compartilhada é o que já vem ocorrendo em cidades como Brasília, Goiânia e Manaus, que colocaram em prática o projeto “O Futuro da Minha Cidade”, apresentado nacionalmente nesta sexta-feira (10), durante o “Diálogo CBIC: O Futuro da Minha Cidade e Brasília”, com participação do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

“Já que a mudança é inevitável, você quer ser refém ou protagonista? A CBIC optou por ser protagonista”, José Carlos Martins, presidente da CBIC. Crédito: Tereza Sá

Mediado pelo jornalista Gilberto Dimenstein, do Catraca Livre, o evento realizado no Pontão do Lago Sul, com formato restrito, mas divulgação nacional via redes sociais, reuniu importantes atores desse processo, já presente em 28 cidades do país, e que visa transformar os cidadãos em protagonistas no planejamento econômico e sustentável do futuro das suas cidades a curto, médio e longo prazos.

 

O jornalista Gilberto Dimenstein durante o evento em Brasília do projeto O Futuro da Minha Cidade. Crédito: Tereza Sá

“Já que a mudança é inevitável, você quer ser refém ou protagonista? A CBIC optou por ser protagonista”, justifica o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, sobre a decisão da entidade de criar o projeto, em correalização com o SESI Nacional.

O consultor do projeto O Futuro da Minha Cidade, ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros. Crédito: Tereza Sá

O objetivo é “mobilizar e sensibilizar a sociedade para que ela tome decisões hoje, assegurando o futuro que ela vai querer ter”, menciona o coordenador do projeto e ex-prefeito de Maringá (PR), Silvio Barros.

Solução está na união da sociedade

O presidente da CBIC, José Carlos Martins, o governador de Brasília, Ibaneis Rocha e o presidente do Codese-DF, Paulo Muniz durante o evento “Diálogos CBIC: O Futuro da Minha Cidade e Brasília” – Crédito: Tereza Sá/CBIC

 

Brasília já colhe os bons frutos do planejamento apresentado no documento “O DF que a gente quer!”, do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF).

O presidente do Codese-DF, Paulo Muniz. Crédito: Tereza Sá/CBIC

 

“No balanço dos 100 dias de governo Ibaneis, mais de 25 ações já estão emplacadas e outras a caminho”, destaca o presidente do Codese-DF, Paulo Muniz.

A simples decisão de manter as delegacias abertas por 24 horas, com um adicional de custo médio de R$ 280 mil – medida proposta pelo Codese-DF –, resultou na efetiva redução de cerca de 40% da criminalidade no DF. “O político tem que entender que é mandatário e quem deu o mandato foi a sociedade e, por isso, tem que respeitar e saber o que a sociedade está buscando”, ressalta Ibaneis.

“Brasília é um grande laboratório para o Brasil”, governador Ibaneis Rocha durante evento da CBIC que conta com a correalização do SESI Nacional. Crédito: Tereza Sá/CBIC

 

O que der certo em Brasília pode ser replicado em outras cidades

“Brasília é um grande laboratório para o Brasil. As escolas de gestão compartilhada implantadas pelo GDF, por meio de parceria entre as secretarias de Educação e a de Segurança Pública, já estão servindo de modelo para o resto do país”, destaca o governador.

O Futuro da Minha Cidade

“Desafio de Pensar O Futuro das Cidades” teve início em 2012 na CBIC, inspirado no exitoso modelo do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem). O objetivo era e continua sendo mobilizar a sociedade civil organizada e o poder público para planejar a vida e o desenvolvimento das cidades, tendo como objetivo final a qualidade de vida do cidadão. Todo o planejamento de longo prazo é realizado pelo Conselho, formado por Câmaras Temáticas.

Conheça o projeto e também participe do grupo O Futuro da Minha Cidade, no Facebook, que reúne pessoas interessadas em participar ativamente do debate sobre cidadania, sustentabilidade, cidades inteligentes.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Norte/PR
Ascomig
Sinduscon-PR
Sinduscom-VT
Aconvap
Sicepot-RS
SECOVI-GO
Sinduscon-AP
Ademi – GO
ADIT Brasil
ANEOR
Sinduscon – Vale do Piranga
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea