Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

19/04/2012

BC reduz taxa Selic para 9% e Brasil deixa de ser o número 1 em juros reais

"Cbic"
19/04/2012 :: Edição 301

 

O Estado de S. Paulo/BR 19/04/2012
 

BC reduz taxa Selic para 9% e Brasil deixa de ser o número 1 em juros reais

Em decisão unânime, Copom faz o esperado pelo mercado e corta taxa básica em 0,75 ponto; Rússia assume liderança de ranking global

O Banco Central anunciou na noite de ontem o sexto corte seguido do juro básico da economia, que caiu mais uma vez 0,75 ponto. Agora, a Selic está em 9% ao ano. A redução era amplamente prevista pelo mercado financeiro. Com a decisão, o Brasil deixa o primeiro lugar do ranking mundial dos juros reais, que ocupava desde janeiro de 2010. A líder agora é a Rússia.
 Em tom não esperado, o comunicado divulgado pelo Comitê de Política Monetária (Copom) após a decisão deixa a porta aberta para que o corte continue em maio ou ainda que o ciclo seja interrompido. Agora, o mercado espera a ata na próxima quinta feira para ter pistas sobre os próximos passos.
 A hipótese de continuidade dos cortes deve voltar a ganhar espaço porque o texto do Copom dá muita atenção à trajetória positiva dos preços.
 "Permanecem limitados os riscos para a trajetória da inflação", cita o documento. "O Comitê nota ainda que, até agora, dada a fragilidade da economia global, a contribuição do setor externo tem sido desinflacionária".
 Um cálculo elaborado pelo economista Jason Vieira, do Banco Cruzeiro do Sul, mostra que, com a Selic a 9%, a taxa de juro real no Brasil caiu para 3,4% ao ano, inferior à da Rússia, que hoje está em 4,2%.
 Juro real é a taxa que desconta os efeitos da inflação. Nesse cálculo, Vieira desconta da Selic a inflação projetada para os próximos 12 meses.
 Hipóteses. "É impressionante como o Banco Central consegue surpreender porque deixou a porta aberta para reduzir novamente a taxa de juros ou mesmo optar por uma parada técnica", disse a economista-chefe da Corretora Icap Brasil, Inês Filipa.
 "As duas hipóteses são possíveis. Agora, precisamos esperar a ata." A hipótese de continuidade dos cortes em maio, na próxima reunião do Copom, começou a ser citada pelos analistas há duas semanas após a inflação de março.
 No mês passado, o IPCA subiu 0,21%, menos da metade de fevereiro e abaixo das expectativas do mercado. O número fez renascer a hipótese de Selic abaixo dos 9%.
 Dias depois, porém, a possibilidade foi rechaçada pelo presidente do Bando Central, Alexandre Tombini, que afirmou que os preços têm "caminhando conforme o esperado".
 Por isso, não haveria necessidade de se mudar a estratégia da casa. A frase foi um balde de água fria sobre os investidores que apostavam em continuidade dos cortes.
 Ainda que o texto do Banco Central cite que a inflação não preocupa, após os seguidos cortes de juro e as medidas do governo de incentivo ao consumo, o ritmo da economia será maior no segundo semestre, o que também deve acelerar os preços.
 Expectativa. Para o mercado, a inflação oficial – medida pelo IPCA- será de 5,08% neste ano e 5,50% em 2013. Para segurara remarcação, o mercado prevê, inclusive, alta dos juros a partir de abril do próximo ano.
 Há, ainda, uma preocupação estrutural: a indexação. Influência de um histórico inflacionário, vários setores têm dependência dos índices passados para determinar preços.
 Isso explica por que aluguéis e tarifas são sempre reajustados conforme, pelo menos, a inflação passada.
 Além disso, a indexação também determina a remuneração obrigatória da poupança, que paga a Taxa Referencial( TR) acrescida de 0,5% ao mês.
 Neste caso, a continuidade da queda do juro poderia incentivar a migração, para as cadernetas, de recursos atualmente aplicados em títulos públicos federais, oque atrapalharia a gestão da dívida pública.
 —–
 CNDL comemora fim de título mundial
 A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) considerou que a redução da taxa Selic a 9% ao ano "é um importante passo para que o Brasil consiga enterrar de vez o fantasma do juro real mais alto do mundo". "Com as condições que se criaram hoje, com inflação sob controle e cenário externo ainda em fraca expansão, temos o melhor momento para reduzir as taxas de juros, e é isso o que o Banco Central está fazendo. A depender do que será feito na próxima reunião, em maio, o Copom estará a um passo de fazer história", afirmou em nota o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior.
 —–
"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-CE
Sinduscon-PB
Sinduscon-PA
Sinduscon-TO
Sinduscon-Costa de Esmeralda
ASEOPP
Sinduscon-RN
ANEOR
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscon-PLA
Sinduscon-BNU
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea