Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

08/09/2014

Aumenta a atividade da indústria da construção civil no MA, aponta Fiema

"Cbic"
08/09/2014

O Estado do Maranhão

Aumenta a atividade da indústria da construção civil no MA, aponta Fiema

Indicador do nível de atividade das empresas do segmento no estado chegou a 53,4 pontos em julho, resultado 3,4 pontos acima do de junho, de 50 pontos 

 A indústria da construção civil reagiu ao fim do período chuvoso no estado e voltou a crescer. A conclusão está na Sondagem da Indústria da Construção Civil do Maranhão, pesquisa mensal realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) com empresários do segmento. De acordo com o estudo, em julho de 2014, o indicador do nível de atividade das empresas do segmento chegou a 53,4 pontos, um resultado 3,4 pontos acima do registrado em junho, quando o indicador ficou em 50 pontos, indicando pela primeira vez em um ano que houve estabilidade.

 Quando estratificada por porte das empresas ou segmento da construção civil, a pesquisa da Fiema mostra que houve expansão em todos os grupos, com destaque para as pequenas empresas, cujo indicador do nível de atividade atingiu a marca dos 55 pontos.

 Para os cenários do Nordeste e do Brasil, os indicadores do nível de atividade também cresceram em relação ao mês anterior, mas continuam abaixo da linha divisória dos 50 pontos, que pela metodologia de tabulação utilizada no levantamento caracteriza estabilidade, o que demonstra que a construção civil maranhense segue tendência própria. O índice nordestino ficou em 48,5 pontos e o brasileiro, em 44,9 pontos.

 A Utilização da Capacidade Operacional (UCO) aumentou em julho em relação ao mês anterior no Maranhão, onde o índice ficou em 62%, dois pontos percentuais acima do resultado de junho, o que demonstra que a indústria da Construção Civil está caminhando para alcançar a média histórica da UCO: 72%. No Nordeste e Brasil, há estabilidade, ao registrarem 69%, em julho, para ambos os cenários.

 As expectativas dos empresários para os próximos seis meses mostraram que eles estão mais otimistas do que no levantamento de junho, com relação a todos os indicadores avaliados – nível de atividade, compras de insumos e matérias-primas, novos empreendimentos e serviços e número de empregados   e todos apresentaram alta em relação a julho e todos os indicadores ficaram acima dos 65 pontos.

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscon-RR
Sinduscon – Vale
Sinduscon-BNU
Sinduscom-VT
Sinduscon-SP
Sinduscon-PE
Sinduscon-Brusque
Abrainc
ASEOPP
Ademi – PR
Sinduscon-Oeste/PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea