Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

15/05/2019

91º ENIC: Witzel anuncia programa habitacional para população de baixa renda no Rio

Solenidade de abertura com a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcisio Gomes, o presidente da CBIC, José Carlos Martins e o governador Wilson Witzel. Foto: Fernando Maia/Divulgação

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, anunciou na noite desta quarta-feira (15), durante a cerimônia de abertura do 91º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), no Windsor Expo Convention Center, no Rio de Janeiro, que seu governo lançará ainda este ano o programa habitacional de baixa renda ‘Casa Nova’ destinado a famílias que tenham renda mensal de até R$ 5 mil reais. A meta é criar, inicialmente, 20 mil unidades, confirmou ele.

Para uma platéia de empresários, dirigentes e profissionais da indústria da construção, o governador reforçou a importância da construção civil para o desenvolvimento econômico do estado. “Todos sabem que a construção civil é o setor que mais gera empregos”.

Confira as fotos da solenidade de abertura

Witzel destacou que a Cedae prepara a concessão de várias áreas que vão gerar cerca de R$ 10 bilhões em outorgas, que aquecerão o mercado de construção civil no estado. Ele ainda citou as licitações que planeja para o Arco Metropolitano e a ampliação da malha ferroviária no estado, para a qual pretende lançar uma licitação até 2022, ano em que expira seu mandato.

Emprego é sinônimo de construção civil

Emprego é sinônimo de construção civil, setor que abriga a maior parte dos empregadores diretos e indiretos do país. Essa definição de  Witzel foi reforçada pelo presidente da CBIC, José Carlos Martins, durante a abertura do 91º ENIC. “A agenda da construção civil é emprego, emprego e emprego”, frisou Martins, lembrando que a crise econômica dos últimos anos retirou do setor cerca de 1,4 milhão de postos de trabalho. “Precisamos crescer 70% para ficarmos igual ao resultado de 2014”, completou Martins, que encaminhará ao governo federal uma agenda positiva para a indústria da construção e alertou para o bilhões de reais que o país está perdendo por conta das obras paralisadas.

A segurança pública e a retomada do setor de turismo também foram mencionadas no discurso de Witzel. Segundo o governador, em poucos meses de gestão, seu governo já teria conseguido reduzir os indicadores de violência e obter um número recorde de turistas nos primeiros meses do ano. Ele revelou que irá aproveitar o grande número de vendas de ingressos para o Rock in Rio e lançar o programa ‘Turis Rock’, com a intenção de manter o turista roqueiro por mais tempo possível na cidade.

“Essas pessoas virão e ficarão para gerar incentivo para a rede hoteleira”, prevê Witzel, informando ainda que a Air France irá ampliar de sete para dez o número de voos para a cidade do Rio de Janeiro.

O governador concluiu seu discurso ressaltando a importância de o país acelerar a aprovação da reforma da Previdência. “O Brasil vai fazer a reforma e mostrar que nela não se mexe de uma forma só. Estamos trabalhando para isso, que é necessário que seja feito ao longo de vários governos em um Brasil direito, que vai seguir adiante”, assinalou Witzel, que após sua participação na abertura do 91º ENIC, seguiu para uma reunião com empresários ingleses na busca de atração de investimentos para o estado.

Promovido pela CBIC, o 91º ENIC é uma realização do Sindicato da Indústria da Construção no Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio) e contou com a correalização da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Rio de Janeiro (Ademi-Rio) e do Serviço Social da Indústria da Construção do Rio de Janeiro (Seconci-Rio). O evento segue até a sexta-feira (17) e reúne mais de 1.000 profissionais e empresários ligados à indústria da construção de todo o país.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-MA
Sinduscon-MS
Sinduscon-SP
Ademi – GO
Sinduscon-AL
Sinduscon-RN
ADEMI-AM
SECOVI-PR
SECOVI-SP
Sinduscon-Costa de Esmeralda
SECONCI BRASIL
Sinduscon-BC
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea