Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

26/05/2014

86º ENIC – Governança deve estimular planejamento

"Cbic"
26/05/2014

 

86º ENIC – Governança deve estimular planejamento

Comissão de Obras Públicas do 86º ENIC debate processos com presidente do TCU

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, afirmou que a governança é instrumento mais eficaz para melhorar a gestão no Brasil, durante sua exposição na plenária da Comissão de Obras Públicas (COP), do 86º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), no Centro de Convenções de Goiânia (GO), na tarde desta quinta-feira (22). Segundo ele, é necessário que o País invista em liderança e participação para resolver entraves entre o poder público e setor privado.

O ministro destacou que o TCU promove diálogos com os Estados, que discutem processos para melhoria da eficiência da gestão pública. “Os dados do Tribunal revelam dificuldade do governo em executar orçamentos nas principais áreas da administração”, considera. Nardes ressaltou, por exemplo, que os investimentos do governo federal em transportes, saúde e educação, em 2013, alcançou média de 30% dos recursos disponíveis.

A falta de planejamento do setor público foi apontada pelo ministro como o principal problema a ser corrigido no Brasil. “Veja a situação do Programa Mais Médicos (governo federal), feito emergencialmente para atender carência de profissionais nas cidades do interior”, observou.

Planejamento estratégico

A importância do planejamento estratégico para nortear o desenvolvimento brasileiro dominou intervenção de Humberto Busnello, diretor do Sindicato da Indústria da Construção Pesada (Sicepot-RS). Para o engenheiro, nada sobrevive sem o ato de planejar, que, diretamente, beneficia a produtividade. “É temeroso basear produção na compra de equipamentos e intelectualidade dos profissionais, por isso, acredito na estratégia de planejamento.”

O Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) também recebeu atenção dos debatedores da COP. Para Elson Ribeiro, vice-presidente Financeiro da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), “o RDC é o início e o fim das empresas de médio e pequeno porte do setor”. Segundo Nardes, o segmento deve debater no Congresso Nacional as possibilidades de melhoramento da lei aprovada.

Serviço:

De 21 a 23 de maio de 2014.

Centro de Convenções de Goiânia.

Assessoria de Imprensa do 86º Enic.



"Cbic"

 

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscom-VT
Sinduscon-MA
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscon-PLA
Sinduson – GV
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon – Vale do Piranga
APEOP-SP
SECONCI BRASIL
Sinduscon – CO
Sinduscon-PB
Sinduscon-RO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea