
AGÊNCIA CBIC
03/10/2011
ADEMI-Niterói
![]() |
03/10/2011 :: Edição 189 |
Jornal O Globo/BR 01/09/2011
ADEMI-Niterói Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Niterói
Águas renovadas
O consumo consciente de água, essencial para o desenvolvimento sustentável da sociedade, entrou definitivamente na agenda do poder público. O município de Niterói, que já tinha duas leis em vigor sobre o tema – obrigando o uso de água da chuva (Lei estadual 4.393, de 2007) e instalação de medidores de consumo de água em cada domicílio (Lei municipal 2.340, de 2006) -, aprovou recentemente outra norma, relacionada à reutilização da água de lavatórios, chuveiros, máquinas de lavar e tanques.
Aprovada em julho e adotada desde setembro, a Lei nº 2.856 é pioneira no Estado do Rio de Janeiro. De acordo com o texto, novos edifícios com mais de 500 m2 e volume potencial de consumo igual ou superior a 20 mil litros de água por dia deverão coletar, tratar e reutilizar as chamadas "águas cinzas".
O volume tratado será reaproveitado para fins não nobres, como rega de jardim, descarga sanitária e uso em áreas comuns. Antes de sua aplicação em setembro, 18 edifícios e uma empresa de ônibus utilizavam o sistema.
Com a "Lei de Águas Cinzas", a quantidade de dejetos lançados na Baía de Guanabara e na rede de esgoto será reduzida. O governo local e o consumidor também serão positivamente impactados: o novo método diminuirá os valores das contas de água. Nas poucas cidades brasileiras que já utilizam o sistema, o valor pago pelo serviço registrou uma redução de até 60%. Apesar de a instalação dos equipamentos demandar alto investimento – em alguns casos, chega a R$ 100 mil -, o retorno financeiro é rápido.
Entretanto, há empecilhos na implementação do sistema. Um deles é o preço de venda de prédios de pequeno e médio portes. O projeto torna-se inviável pelo alto valor da instalação. Outro ponto é estrutural: há dificuldades em instalá-lo quando o segundo pavimento dos edifícios é composto por apartamentos.
Prêmio Top Imobiliário Ademi-Niterói
No próximo dia 5 de outubro será realizada a 5ª edição do Prêmio Top Imobiliário Ademi-Niterói. O evento, que em 2010 homenageou o 3º Grupamento de Bombeiros Militares de Niterói e reuniu os melhores da construção civil da cidade, terá também a participação dos municípios de Maricá, Itaboraí e São Gonçalo.
A comissão julgadora, formada por especialistas da área, apreciará os projetos inscritos – concluídos ou em fase de execução – e selecionará os destaques em 23 categorias.
|
![]() |
![]() |