
AGÊNCIA CBIC
Ademi-DF celebra 40 anos focada no fortalecimento do mercado imobiliário

A Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF) comemora seus 40 anos de fundação nesta quinta-feira (20/07), reafirmando a importância do mercado imobiliário para o desenvolvimento econômico com inclusão social no DF. Reunindo as maiores e mais importantes empresas do setor desde 1983, a instituição abre o novo ciclo mantendo em sua agenda estratégica o combate à ocupação ilegal no Distrito Federal; a execução efetiva de uma política de habitação de interesse social para levar moradia digna à população de baixa renda; e a modernização da legislação como vetor de maior segurança jurídica para o investimento.
“A Ademi-DF chega aos 40 anos de atuação acumulando credibilidade, respeito e resultados muito positivos do trabalho que faz na defesa da agenda institucional do mercado imobiliário”, avalia Roberto Botelho, presidente da entidade. “Nossa entidade foi construída pelo esforço e dedicação daqueles que vieram antes, cujo legado será honrado e ampliado nos anos que virão”, comenta.
Líder da diretoria eleita para o biênio 2023-2025 e empossada no final de junho, Botelho adianta que a entidade manterá atuação focada no desenvolvimento do mercado imobiliário e do DF. “Nosso setor é grande gerador de emprego e renda. Vamos seguir fazendo a nossa parte para que o DF cresça e a população se desenvolva junto”.
Formada por incorporadoras, construtoras, imobiliárias, escritórios de arquitetura e instituições financeiras, a Ademi-DF também atua para apoiar o trabalhador e o prestador de serviços às empresas do setor, gerando impacto positivo para toda a cadeia produtiva. “Nossa entidade tem atuado como indutora de avanços para o mercado imobiliário, mantendo as empresas associadas engajadas na melhoria continuada dos processos construtivos, na absorção de novas tecnologias e materiais, no cuidado com os trabalhadores e no combate à ocupação ilegal dos espaços no DF”, diz Celestino Fracon Júnior, vice-presidente administrativo e financeiro da Ademi-DF.
Segundo ele, a entidade é uma grande articuladora de soluções, não apenas pela defesa legítima e transparente dos interesses do setor, mas também pela disseminação de informação e orientação qualificada para que o empreendedor possa tomar sempre as melhores decisões. “Sua importância se consolidou nesses 40 anos e será fortalecida cada vez mais, contribuindo para que o mercado imobiliário realize todo o seu potencial gerador de riquezas e bem-estar”.
Segurança jurídica
Em 2023, a Ademi-DF segue contribuindo para melhorar o ambiente de negócios e articular estímulos para novos investimentos no Distrito Federal. Para isso, a entidade atua em diversas frentes, mobilizando suas associadas e mantendo diálogo aberto com o poder público. Uma de suas prioridades é acompanhar a revisão de marcos regulatórios como o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB) e o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), cuja discussão técnica já foi iniciada pelo poder Executivo.
“A Ademi-DF é uma instituição que se fortalece a cada ano. Seu engajamento com as causas que prezam pelas melhores práticas de mercado é fundamental para que o setor cresça de forma sustentável”, comenta Ana de Paula Fonseca, diretora de Assuntos Ambientais e Responsabilidade Social e representante da entidade nas diversas discussões técnicas realizadas pelo poder público. “Seus associados atuam com premissas de sustentabilidade e, claro, sempre atentos ao cumprimento rigoroso da legislação”, acrescenta.
Entidade sem fins lucrativos, a Ademi-DF foi construída pelas mãos de empreendedores visionários e faz a diferença no Distrito Federal, atuando em defesa da agenda institucional do setor imobiliário e prestando serviços diversos às empresas associadas. Seu maior legado é contribuir na construção de Brasília e seu entorno, assim como conduzir diálogo republicano e de alto nível com o Executivo, o Judiciário e o Legislativo para articular o fortalecimento do setor. Na celebração de seus 40 anos, a Ademi-DF recebe homenagens de diversos atores que fazem parte de sua história:
“A função principal de uma entidade de classe é representar seus associados junto aos poderes constituídos, pugnando pelos seus interesses legítimos e estimulando o crescimento ordenado e sustentado da região de sua atuação. A Ademi-DF faz isso há 40 anos aqui no Distrito Federal. Assim, tem crescido e se fortalecido a cada ano, desempenhando um trabalho exitoso e focado, para que a construção imobiliária se desenvolva pautada na estrita legalidade, de forma a melhorar continuamente a qualidade de vida da nossa população. Parabéns, Ademi-DF”, Adalberto Cleber Valadão, ex-presidente da Ademi-DF (2003 a 2013).
“A Ademi-DF está fazendo aniversário! Data que deve ser comemorada com muito destaque, pois reafirma a importância institucional da entidade e os valores evidenciados ao longo desses anos, sempre dentro do legítimo interesse e direito de suas empresas associadas. A Ademi-DF está de parabéns pela percepção de que o mercado imobiliário deve se pautar pela promoção e incentivo à busca do equilíbrio e da boa-fé nas relações obrigacionais, sendo sabedora que direitos e deveres devem caminhar juntos”, Andréia de Moraes Mourão, assessora jurídica da Ademi-DF.
“A Ademi surgiu com o claro objetivo de lutar pelo desenvolvimento do mercado imobiliário do Distrito Federal. Durante esses 40 anos, defendeu a legalidade, o crescimento planejado e ordenado da capital, a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico com inclusão social. A defesa dessas bandeiras a transformou, naturalmente, numa parceira da nossa cidade e da população, sempre com foco na qualidade de vida das pessoas. A Ademi completa 40 anos com atuação ética, relevante e com grande credibilidade, características fundamentais para permanecer auxiliando Brasília em seus grandes desafios econômicos e sociais”, Eduardo Aroeira Almeida, ex-presidente da Ademi-DF (2019 a 2023).
“A minha vida profissional se confunde com a Ademi-DF. A minha colação de grau na engenharia civil foi em fevereiro de 1983 e a nossa empresa, a Conbral, estava completando 15 anos, sendo uma das mais antigas incorporadoras do DF. Há muitos anos sentíamos falta de uma entidade representativa no setor, a maioria das construtoras eram muito focadas em obras públicas. A Ademi-RJ, fundada em 1971, era a grande caixa de ressonância do setor imobiliário no Rio e no Brasil, não tínhamos em Brasília uma entidade tratando dos interesses do setor imobiliário de incorporação, a maioria dos edifícios residenciais e corporativos eram desenvolvidos pelo Governo do Distrito Federal ou governo federal ou bancos estatais. Espelhada nas ações desenvolvidas pela Ademi-RJ, em julho de 1983 a ADEMI DF foi fundada por abnegados empreendedores do mercado imobiliário do DF e vem participando ativamente no desenvolvimento do DF. Em 40 anos a Ademi-DF participou ativamente do desenvolvimento de uma Brasília totalmente legalizada, demonstrando a importância do setor privado para o crescimento sustentável e responsável do Distrito Federal e do Brasil”, Paulo Muniz, ex-presidente da Ademi-DF (2013 a 2019).
“Quando tivemos a ideia de criar a Ademi-DF, 40 anos atrás, o objetivo principal, era o de regularizar, e dar seriedade ao mercado imobiliário da nossa cidade, que passava por tempos conturbados, com venda de loteamentos em áreas públicas, incorporações sem registros nos cartórios, contratos com cláusulas abusivas, falência de construtoras, o que contribuía para total insegurança jurídica dos compradores de imóveis. O mercado vivia tempos difíceis. Nestes 40 anos, com o trabalho incansável de todos os presidentes, entre os quais me incluo, e respectivas diretorias, a entidade soube cumprir seu papel de interlocução, com os governos, imprensa, poderes legislativo e judiciário, prestigiando os associados em suas demandas, e passando a saudável sensação de segurança jurídica a nossa sociedade. Hoje a entidade é uma das mais respeitadas na nossa Capital, e temos muito ainda a fazer”, Paulo Octavio, ex-presidente da Ademi-DF (1995 a 2002).
Conheça a Diretoria da Ademi-DF – Gestão 2023-2025
Roberto Rubinger Botelho – Presidente
Celestino Fracon Júnior – Vice-Presidente Administrativo e Financeiro
Eduardo de Oliveira Villela – Vice-Presidente
José Wilson Silva Corrêa – Vice-Presidente
Pedro Pereira de Ávila Júnior – Vice-Presidente
Rodrigo Nogueira Ferreira – Diretor de Área Imobiliária e Expansão de Mercado
Ana de Paula Pinto Assis Fonseca – Diretora de Assuntos Ambientais e Responsabilidade Social
Alaor Gomes Neto – Diretor de Assuntos Jurídicos
Leonardo Oliveira de Ávila – Diretor de Assuntos Legislativos
Adalberto Cleber Valadão Júnior – Diretor de Assuntos Tributários
Marco Antônio Moura Demartini – Diretor de Marketing, Comunicação e Eventos
João Gilberto de Carvalho Accioly – Diretor de Política Habitacional
Rogério Markiewicz – Diretor Técnico
Marcus Vinícius de Simões Muniz – Diretor de Material e Tecnologia
Amir Jarjour – Diretor de Política e Relações Trabalhistas
Carlos Eduardo Gurgulino de Souza – Diretor de Expansão Urbana e Legalização Fundiária
Gil Henrique Pereira – Diretor
André Luiz Almeida Pinto de Oliveira – Diretor
Osório Adriano Neto – Diretor
Luiz Guilherme Carvalho – Diretor
Conselheiro Fiscal
Titular
Pedro Henrique Colares Fernandes
Bernardo Gontijo Nóbrega
Bruno Machado Fontana
Suplente
Elton Souza dos Santos
Danilo Pereira Aucélio
Pedro Américo Pires de Araújo
Ex-presidentes
Wigberto Tartuce – novembro de 1983 a junho de 1995
Paulo Octávio A Pereira – julho de1995 a janeiro/2002
Wildemir Antônio Demartini (in memorian) – fevereiro de 2002 a junho de 2003
Adalberto Cleber Valadão – julho de 2003 a junho de 2013
Paulo Roberto de Morais Muniz – junho de 2013 a junho de 2019
Eduardo Aroeira Almeida – junho de 2019 a junho de 2023