
AGÊNCIA CBIC
Governo identificará adversidades em cadeias de valor que pressionam a inflação

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, criou o Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) sobre Resiliência em Cadeias de Valor, no âmbito do Ministério da Fazenda (MF), com o objetivo de ampliar a capacidade de resposta a choques adversos nas cadeias produtivas que pressionam a inflação, considerados os impactos sobre segurança alimentar e energética. Instituído pelo Decreto nº 11.597/2023, publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (13/07), o GTI terá duração de 90 dias.
Ao final dos trabalhos, o GTI apresentará relatório das atividades ao Ministério da Fazenda com as estratégias de resiliência em cadeias de valor que contribuam para a redução das pressões sobre os custos com vistas ao aperfeiçoamento das estruturas produtiva, tecnológica e comercial.
Presidido pelo MF, o grupo de trabalho contará também com representante de outras pastas como da Casa Civil; da Agricultura e Pecuária; da Ciência, Tecnologia e Inovação; do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; do Meio Ambiente e Mudança do Clima; e de Minas e Energia.
Compete ao Grupo:
- identificar as cadeias de valor que pressionam a inflação e explorar as causas para o aumento de custos de produção;
- aprofundar conhecimentos sobre as principais cadeias de valor que pressionam os custos de produção doméstica; e
- discutir estratégias de resiliência em cadeias de valor que contribuam para a redução das pressões sobre os custos com vistas ao aperfeiçoamento das estruturas produtiva, tecnológica e comercial
Acesse a íntegra do Decreto.