
AGÊNCIA CBIC
Rodada de Negócios apresenta prévia do mercado imobiliário em 2023

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) promoveu uma Rodada de Negócios com o setor imobiliário durante o evento Diálogos CBIC, que aconteceu nesta quarta-feira (10). A iniciativa reuniu profissionais e especialistas do setor para discutir desafios e perspectivas do mercado imobiliário no país.
Durante a abertura do encontro, o presidente da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da CBIC, Celso Petrucci, destacou números do 4º trimestre de 2022 do setor imobiliário que mostram que mesmo em queda, o mercado continuou aquecido. “Nós tivemos aproximadamente 8% a menos de unidades lançadas nas praças pesquisadas. E as vendas tiveram uma redução de apenas 3%, ou seja, o mercado continuou vendendo mais do que estava lançando”, pontuou.
Durante a Rodada, Fabio Tadeu, CEO da Brain, trouxe uma prévia do mercado imobiliário no primeiro trimestre de 2023 e apresentou dados sobre a intenção de compra de imóveis no país, com base em uma pesquisa aplicada em 31 cidades do país. “Depois de dois anos em queda, chegamos num patamar de base da intenção de compra de imóveis, passamos de 31% em novembro do ano passado para 35% em março deste ano”, mostrou Fábio.
Também foi possível observar nos dados apresentados que desse número, 30% das famílias querem fechar negócios em até um ano, sendo que 9% querem o negócio fechado em até seis meses.
Os dados vão ser divulgados em coletiva no dia 29 de maio.
O evento tem interface com o projeto “Melhorias para o Mercado Imobiliário”, da CII/CHIS da CBIC, em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).