Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

27/03/2023

STJ: débitos tributários de imóvel é do arrematante no leilão

Foto: Carlos Felippe/STJ

Em recente decisão do Superior Tribunal de Justiça, no âmbito do AgInt no REsp 1.921.489-RJ, a Segunda Turma decidiu que a responsabilidade pelo pagamento de IPTU de imóvel de leilão é do arrematante.

A decisão se deu com base no fundamento de ilegitimidade do ente Municipal quanto aos débitos tributários do bem antes de sua imissão na posse do imóvel arrematado.

Ocorre que o edital de convocação do leilão previa expressamente que os valores de Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU posteriores à arrematação seriam de responsabilidade do arrematante.

Sobre o tema, a jurisprudência anterior do STJ já havia entendido que, quando há previsão no edital de hasta pública, a responsabilidade pelo adimplemento dos débitos tributários que recaiam sobre o bem imóvel é do arrematante.

Logo, ainda que haja demora na expedição de carta de arrematação para averbação no Registro Geral de Imóvel – RGI, quando ocorrer a sua formalização ela será considerada perfeita e os débitos fiscais deverão ser suportados pelo próprio arrematante.

Em vista disso, conforme artigo 130 do Código Tributário Nacional – CTN, não há afastamento da responsabilidade  do arrematante quanto aos débitos de IPTU posteriores à arrematação, ainda que postergada a respectiva imissão na posse.

Em termos práticos, a decisão abre precedentes para que em casos semelhantes seja atribuída interpretação semelhante, de modo que o adquirente passe a responder pelo débito após a aquisição.

O escritório Lecir Luz e Wilson Sahade Advogados se coloca à disposição dos associados da CBIC para eventuais esclarecimentos.

COMPARTILHE!

Abril/2025

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – AL
Sinduscon – Vale do Piranga
APEOP-PR
SECOVI-GO
Sinduscon-PA
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
ADEMI-AM
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
ASSECOB
Sinduscom-SL
Sinduscon-AC
FENAPC
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros