
AGÊNCIA CBIC
Serviço Social da Construção tem equipe especializada para realizar exames in company

Para facilitar o acesso dos trabalhadores aos atendimentos previstos pela legislação de Medicina do Trabalho, o Serviço Social da Construção de São Paulo (Seconci-SP) oferece um completo serviço in company, deslocando suas equipes médicas até os canteiros de obras ou escritórios das empresas.
Junior Salustiano, analista administrativo da área de Medicina Ocupacional da entidade, explica que a empresa pode optar por dois tipos de atendimentos in company: exames médicos com emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) mais a realização de exames complementares, ou somente exames médicos com a emissão do ASO. O serviço é prestado com qualidade, agilidade e rapidez.
“Estes atendimentos têm a vantagem de evitar a perda de tempo e de produção acarretadas pelo deslocamento dos trabalhadores até a unidade. Após as consultas e a emissão do documento, os funcionários ficam liberados para retornar às atividades”, destaca Junior Salustiano.
Os exames in company mais procurados são os periódicos e o Seconci-SP também pode realizar admissionais, demissionais e os demais de natureza ocupacional.
Além disso podem ser requeridos exames complementares, tais como adaptação para trabalho em altura, eletroencefalograma, eletrocardiograma, raio X com leitura OIT e todos os exames de sangue.
Junior Salustiano recomenda que as empresas interessadas no in company tenham em ordem toda as documentações do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e que disponham de sala para a realização dos exames com acesso à rede elétrica para a ligação de laptop e impressora. Devem ainda disponibilizar álcool gel e máscaras.
Para ter acesso ao in company, a empresa deve reunir em torno de 20 ou mais trabalhadores, por, no mínimo, meio período.
(Com informações do Seconci-SP)