
AGÊNCIA CBIC
07/07/2011
Empresas chinesas ajudam na criação da nova Jacareí
![]() |
07/07/2011:: Edição 132 |
Jornal Valor Econômico/BR 07/07/2011 Empresas chinesas ajudam na criação da nova Jacareí Luciano Máximo
Jacareí assiste à chegada de grandes indústrias, especialmente as chinesas. Nos próximos meses a estatal Chery, uma das maiores montadoras da China, e a Sany Heavy Industries, fabricante de escavadeiras e guindastes, se instalam na cidade. Outras indústrias chinesas de menor porte, fornecedoras e parceiras das duas gigantes, serão atraídas.
Além disso, a espanhola do setor automotivo Teknia Tecnotubo e o hipermercado americano Walmart já começaram a construção de suas unidades, enquanto Ambev e o grupo Cebrace, do setor de vidro, anunciaram a expansão de seus negócios na cidade. No total, estima-se que haverá US$ 1,3 bilhão em investimentos (US$ 600 milhões da Chery e da Sany) e a criação de 6,8 mil empregos diretos em cinco anos.
Os empreendimentos chineses irão para o norte do município – 35 milhões de m2 praticamente despovoados, à margem da rodovia Presidente Dutra. É do lado de lá da Dutra que vamos fazer brotar do chão uma nova Jacareí, diz o prefeito Hamilton Ribeiro Mota (PT).
A chegada dos chineses agitou o mercado imobiliário, mudou o Plano Diretor da cidade e atraiu investimentos para qualificação de mão de obra. As escolas municipais Educa Mais, centros multidisciplinares que também oferecem cursos de formação profissional, estão em expansão. É em um desses espaços que Liew Fah Tchai ministra um dos cursos mais procurados: pelo menos 180 pessoas estão na fila de espera para aprender mandarim.
|
![]() |
![]() |