
AGÊNCIA CBIC
CBIC participa de workshop no SENAI CIMATEC sobre industrialização e inovação na construção

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) esteve presente no “Workshop Construção Industrializada e Sustentável”, realizado na última sexta-feira (7), no SENAI CIMATEC. O evento reuniu profissionais do setor para discutir os desafios e oportunidades da industrialização na construção civil. O encontro abordou temas como pesquisa, desenvolvimento e inovação de novos produtos, além da qualificação de profissionais, melhorias na infraestrutura e a criação de modelos de negócios mais eficientes.
Representando a CBIC, o vice-presidente da área de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT), Dionyzio klavdianos, destacou a importância do seminário para o setor. “A industrialização da construção civil é um caminho fundamental para aumentar a produtividade e a qualidade das obras no Brasil. Eventos como este são essenciais para fomentar o debate e alinhar as melhores estratégias para o setor”, afirmou Klavdianos.
Além disso, Dionyzio apresentou o Projeto Construção 2030 e o Guia de Desenvolvimento e Adoção de Plataformas de Produto na Construção, elaborado com a colaboração de entidades parceiras, que está disponível no site oficial da CBIC.
Aelm de Klavdianos, também estiveram presentes outros dirigentes da CBIC, como o Clausens Roberto de Almeida Duarte, Vice-Presidente da Área de Habitação de Interesse Social da CBIC; Nilson Sarti da Silva Filho, Vice-Presidente da Área de Meio Ambiente da CBIC; José Carlos Martins, Presidente do Conselho Consultivo da CBIC; Fabio Ribeiro Nahuz, Vice-Presidente da CBIC e Presidente do SINDUSCON-MA; Patriolino Dias de Sousa Teixeira e Silva, Vice-Presidente da CBIC e Presidente do SINDUSCON-CE; Vinicius Augusto Pereira Benevides, Suplente da CBIC, Vice-Presidente do Sinduscon RJ e ADEMI-RJ; Alexandre Landim Fernandes, Vice-Presidente da CBIC e Presidente do SINDUSCON-BA; Francisco Reinaldo Rebelo Sampaio, Suplente da CBIC e Diretor Financeiro do Sinduscon PI; e Guilherme Araújo Fortes, Vice-Presidente da Região Nordeste da CBIC e Presidente do SINDUSCON-PI.
Para o gerente do Instituto SENAI de Tecnologia em Construção Civil do SENAI CIMATEC, Carlos Bomfim, o encontro permitiu a troca de perspectivas entre os principais players do setor. “A partir dessas percepções, será traçada uma jornada com ações para impulsionar a industrialização da construção civil, promovendo processos mais eficientes, padronizados e de maior qualidade”, afirmou.
O evento também proporcionou um espaço para compartilhar inovações e soluções para o desenvolvimento e modernização do setor nos próximos anos. “Esse workshop traz para a construção civil a oportunidade de debater suas necessidades, encontrar soluções e definir como o sistema industrial pode apoiar a modernização do setor, entregando produtos melhores e mais acessíveis para a sociedade”, destacou Carlos Henrique Oliveira Passos, presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).
Dentre os participantes, estiveram presentes o diretor-geral do SENAI – Departamento Nacional, Gustavo Leal Sales Filho; o presidente do SINDUSCON-BA, Alexandre Landim; o diretor-geral do SENAI CIMATEC, Leone Andrade; e o diretor do SINDUSCON-BA, Marcos Galindo Pereira Lopes.
Também participaram o superintendente nacional da Rede Habitação da Caixa Econômica Federal, Alexandre Martins Cordeiro; o managing partner da Tecnoeng, Luiz Henrique Ceotto; o CEO da ARATAU, Paulo Oliveira; o diretor de Tecnologia e Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Jefferson Gomes; e o gerente de Negócio de Inovação e Tecnologia do SENAI – Departamento Nacional, Flávio Marinho.