Logo da CBIC
01/12/2022

Veja como foi o Seminário SINAPI com foco no Rio Grande do Norte

O Seminário Técnico “Sinapi: Metodologia e Aplicação”, realizado pelo Sindicato da Indústria Da Construção Civil do Rio Grande do Norte, Sinduscon-RN,em parceria com o SICEPOT RN  com a Comissão de Infraestrutura (COINFRA) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), foi realizado nesta quarta-feira (30/11).

Os objetivos do encontro foram: disseminar os resultados do processo de revisão/aferição das composições do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI) através da apresentação das atualizações e modificações ocorridas no sistema; debater suas aplicações empresariais e reforçar a necessidade do embasamento técnico de orçamentos de obras que empregam recursos do Orçamento Geral da União (OGU) e das estatais nesse detalhado sistema de custos unitários.

Segundo o consultor SINAPI para a CBIC, Geraldo de Paula Eduardo, o intuito do evento é trazer a informação atualizada de como está o sistema atualmente. “Sempre com a finalidade de garantir uma maior segurança para o nosso mercado para poder competir com mais confiabilidade. Além disso, este seminário procura passar encorajamento ao orçamentista”, disse.

O vice-presidente para Mercado Imobiliário do Sinduscon-RN, Marcus Aguiar, mencionou que as atualizações também demandam questionamentos e dúvidas. “O objetivo é apresentar as novidades, o que está sendo implementado, procurar diminuir as dúvidas de todos que trabalham com orçamento”, afirmou.

O gerente de produção do SINAPI do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Augusto Sérgio Lago de Oliveira, ressaltou que, durante o seminário, eles encaminham soluções para os participantes. “Além disso, a participação de todos é muito importante para o aprimoramento da pesquisa.”

O gerente-executivo da equipe do SINAPI vinculada à GEPAD, Mauro Fernando Martins de Castro, explicou sobre as referências SINAPI, composições de serviço, representativas e paramétricas. “Nós da Caixa entendemos que tem espaço para diversos tipos de composição, dependendo do uso e do órgão que está utilizando nesse ponto de vista.”.

Ubiraci Souza também realizou uma apresentação sobre o Sistema. Demonstrou diferentes possibilidades de composições paramétricas, como: m3 de estrutura de concreto armado, número de pontos de fornecimento de energia elétrica, m2 de cobertura, número de ambientes hidráulicos, peso da estrutura de aço.

Também participaram do seminário: 

Ana Adalgisa – CREA-RN

Rafael Melo – GIGOVNA

Daniel Corrêa – GIGOVCB

Clique aqui e veja a transmissão na íntegra! 

O evento é uma ação do projeto para disseminar os Resultados do Processo de Revisão Sinapi para “Melhoria da competitividade e da Segurança Jurídica para Ampliação de Mercado na Infraestrutura” da Coinfra/CBIC, com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Abril, 2025

Comissão de Infraestrutura
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.