X
O mais importante evento jurídico da indústria da construção
Palco de discussões de grandes questões jurídicas que impactam a indústria da construção e o mercado imobiliário, o Seminário Jurídico CBIC chega à sua 9ª edição em 2024, dando luz ao tema Desafios para a Redução da Litigiosidade no Setor da Construção e do Mercado Imobiliário.

O evento conta com a presença de nomes importantes no mundo jurídico, como membros do Poder Judiciário, do Ministério Público, além de juristas e advogados conceituados em temas jurídicos de relevância para a indústria da construção, mercado imobiliário e infraestrutura.

Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com correalização do Senai Nacional, nesta edição, o evento ocorrerá em Salvador, tendo como entidades associadas anfitriãs a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI-BA), o Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (SINDUSCON-BA), e apoio especial da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).
Público esperado:
400 participantes,
entre advogados, membros do
Ministério Público, magistrados
e estudantes
Programação com
conteúdos
inovadores e
networking
13 e 14 de junho
de 2024
AUDITÓRIO DA FIEB
Rua Edístio Pondé, 342
Stiep, Salvador - BA
O Seminário Jurídico
CBIC é para você
O evento é o ambiente perfeito para networking e negócios, com a presença de diferentes agentes da cadeia produtiva e do mundo jurídico. Tudo para que você obtenha as melhores informações e oportunidades para debater os desafios da indústria da construção e do mercado imobiliário.
Profissionais da 
área jurídica
Empresários
da construção e do mercado imobiliário
Membros da
academia
Programação
As palestras e painéis do Seminário Jurídico CBIC são estratégicas para o setor da construção e do mercado imobiliário com a participação de palestrantes altamente qualificados.
Quinta-feira, 13/06
18h00

CREDENCIAMENTO

18h45 às 20h30

SOLENIDADE DE ABERTURA COM A PRESENÇA DE AUTORIDADES

20h45 às 21h30

PALESTRA MAGNA DE ABERTURA - OS 60 ANOS DA LEI DE INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA (LEI 4.591/64)

21h30

COQUETEL DE BOAS-VINDAS

Sexta-feira, 14/06
08h00

Credenciamento e Café de Recepção

08h45 às 10h30

Painel 01

VÍCIOS CONSTRUTIVOS: A IMPORTÂNCIA DO LAUDO PERICIAL E A APLICAÇÃO ADEQUADA DAS NORMAS TÉCNICAS PARA A DETERMINAÇÃO DA EXISTÊNCIA DE PATOLOGIAS CONSTRUTIVAS E DO NEXO CAUSAL

10h45 às 12h00

Painel 02

MÉTODOS EXTRAJUDICIAIS DE SOLUÇÕES DE CONFLITOS NO ÂMBITO DOS CONTRATOS COM A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

12h00 às 13h30

Intervalo Almoço

13h30 às 14h45

Painel 03

JUSTIÇA IMOBILIÁRIA MULTIPORTAS: MODOS E TÉCNICAS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS

15h00 às 16h15

Painel 04

RETIFICAÇÃO ADMINISTRATIVA EXTRAJUDICIAL NO REGISTRO IMOBILIÁRIO

16h30 às 17h45

PALESTRA MAGNA DE ENCERRAMENTO - DESAFIOS PARA A REDUÇÃO DA LITIGIOSIDADE NO SETOR DA CONSTRUÇÃO E DO MERCADO IMOBILIÁRIO

18h00

Encerramento

Painelistas confirmados
Edições anteriores
Conheça o histórico das edições anteriores do Seminário Jurídico CBIC.
Histórico de palestrantes

“Falar em litigiosidade na indústria da construção é falar sobre segurança jurídica. Ou seja, é falar sobre redução de custos, geração de emprego, maior acesso das famílias à moradia. Na contramão dos investimentos necessários para garantir a competitividade e a produtividade do setor, a alta litigiosidade faz com que a empresa volte recursos para se defender de processos muitas vezes predatórios e falsos. Então, é importante que a sociedade se organize para rechaçar essa prática, em especial a litigiosidade enganosa que vem ocorrendo de forma frequente e danosa no setor”.

Renato de Sousa Correia

PRESIDENTE DA CBIC

"Há quase 50 anos, a Ademi-BA vem trabalhando pela legalidade, ética e segurança do mercado imobiliário baiano. Para nós, é uma grande honra trazer para a Bahia o Seminário Jurídico CBIC, um lugar de troca de experiências, aberto ao público e que reunirá os melhores especialistas para fortalecer ainda mais o nosso mercado e o segmento do direito imobiliário. Em junho, esperamos todos, associados Ademi-BA, advogados e entidades parceiras para, juntos, debatermos sobre segurança jurídica e desenvolvimento econômico."

Cláudio Cunha

PRESIDENTE DA ADEMI-BA

“Voltando a Salvador, em sua nona edição, o Seminário Jurídico CBIC trará debates importantes e palestrantes qualificados, quando serão tratados os grandes temas que dizem respeito ao nosso setor. Serão dois dias de grande aprendizado, conhecimento e networking.
Participe! Não perca essa grande oportunidade de ser protagonista do maior evento jurídico do setor da construção e do mercado imobiliário.

Fernando Guedes Ferreira Filho

Presidente do CONJUR | CBIC

Participe do mais importante evento jurídico do setor da construção