Logo da CBIC
09/08/2021

Você sabe quais aspectos considerar no projeto e na utilização do SPIQ?

A Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) destaca os princípios a serem considerados no projeto e na utilização do Sistema de Proteção Individual Contra Quedas (SPIQ).

Dentre eles, checar as tarefas a serem realizadas pelo usuário (incluir nesta fase a previsão para um possível resgate).

É preciso saber qual o método de trabalho será desempenhado pelo usuário, além de:

  • Prever os requisitos necessários para as inspeções, ensaios, reparações e possíveis manutenções;
  • Uma adequada análise de risco da atividade que considere a frequência, a natureza e a duração das tarefas de trabalho, bem como os riscos secundários e residuais;
  • Se haverá a possibilidade de usuários simultâneos;
  • A correta previsão do peso dos usuários de um sistema ativo de proteção contra quedas, bem identificado o peso do usuário mais pesado permitido no sistema, incluindo suas ferramentas e equipamentos a serem utilizados;
  • Estudo sobre a exigência do nível de competência do usuário na utilização de EPI.
  • Promover um adequado treinamento a todos os envolvidos com a atividade;
  • Sempre utilizar materiais apropriados em sua fabricação que ofereçam a devida resistência às condições ambientais adversas, como exposição à umidade e condições corrosivas.

É indispensável salientar que, antes de qualquer início dos trabalhos com sistema de proteção contra quedas, deve ser feita a inspeção rotineira de todos os elementos do SPIQ.

O assunto tem interface com o projeto “Elaboração e atualização de conteúdos informativos/ materiais orientativos para a indústria da construção” da Comissão de Políticas e Relações Trabalhistas (CPRT), em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional)

COMPARTILHE!
Comissão de Política de Relações Trabalhistas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.