Logo da CBIC
28/08/2019

Seconci é a marca da responsabilidade social no setor da construção

Em 1964, a construção civil vivia um período de forte crescimento, com urbanização acelerada e expressivo número de trabalhadores nos canteiros de obras. Já naquela época, a saúde pública não tinha condições de atender a nova e enorme demanda do setor.

Para ter um serviço que cuidasse da saúde dos seus trabalhadores, empresários da construção civil de São Paulo se reuniram e decidiram, naquele ano, criar, dirigir e manter o primeiro Serviço Social da Indústria da Construção (Seconci) na cidade.

Apenas em 2018, os Seconcis realizaram mais de 380 mil consultas médicas, mais de 190 mil consultas odontológicas e mais de 1 milhão de exames médicos complementares, o que ajuda a amortizar a demanda pelos órgãos de governo e pelos hospitais nas localidades onde tem Seconci.

Em entrevista exclusiva ao CBIC Hoje+, para a série ´SST na Indústria da Construção’, da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, o presidente da Associação dos Seconcis, o Seconci Brasil, Antonio Carlos Salgueiro de Araujo, detalha o que é o serviço, seu objetivo e ações desenvolvidas.

Lembramos que as matérias, entrevistas e artigos que compõem o especial de SST da CBIC poderão ser acompanhados até o final deste mês de agosto em edições do CBIC Hoje+ e no site da entidade – nas áreas Agência de Notícias e CPRT/CBIC, no ícone Acervo – Série ‘SST na Indústria da Construção’.

Acompanhe a série e conheça as iniciativas que a construção civil e o mercado imobiliário vêm desenvolvendo ao logo dos anos para o bem-estar dos seus trabalhadores.

Conheça mais sobre os serviços prestados pelos Seconcis, no vídeo institucional do serviço social, e no site do Seconci Brasil

Confira, a seguir, a íntegra da entrevista.

 

CBIC Hoje+: O que é o Seconci e qual o seu objetivo?

Antonio Carlos Salgueiro de Araujo: O Seconci é a marca do serviço social da indústria da construção, que é uma associação civil, sem fins lucrativos, das empresas de construção. Seu objetivo é promover ações para a melhoria das condições de saúde e de vida dos seus trabalhadores.

C.H.+: Quando e como foi criado?

A.C.S.A.: O primeiro Seconci criado foi o de São Paulo, no ano de 1964, por iniciativa dos empresários da construção ligados ao Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP). Posteriormente, outros Sinduscons começaram a copiar o modelo e implantar em seus estados.

C.H.+: O Seconci é um plano de saúde?

A.C.S.A.: Não, o Seconci não se enquadra como plano de saúde. O Serviço é assistência social com ênfase em medicina ambulatorial e odontologia, voltada a um segmento específico, no caso a construção civil.

 

C.H.+: Que ações os Seconcis oferecem nas áreas de Saúde e Educação?

A.C.S.A.: No geral, os Seconcis oferecem atendimentos básicos em odontologia, consultas médico ambulatoriais e exames complementares básicos. Atendimentos em educação são voltados à Educação de Jovens e Adultos (EJA), inclusão digital e projetos educativos voltados à melhoria da qualidade de vida. Cada Seconci desenvolve ações voltadas às demandas regionais e conforme à sua capacidade econômica.

 

C.H.+: Além dos atendimentos de caráter assistencial, os Seconcis oferecem outros tipos de atendimentos? Quais?

A.C.S.A.: Os Seconcis também atuam na área ocupacional, desenvolvendo programas legais em saúde e segurança do trabalho, exames ocupacionais e treinamentos em segurança exigidos nas normas regulamentadoras.

C.H.+: Como os Seconcis são mantidos?

A.C.S.A.: Com a contribuição mensal das empresas de construção, em valor equivalente a um percentual da folha de pagamento. O percentual é estabelecido em convenção coletiva de trabalho e acordos coletivos celebrados entre os sindicatos patronais/empresas e sindicatos laborais.

C.H.+: Quem pode usufruir dos serviços prestados pelos Seconcis?

A.C.S.A.: Trabalhadores formalmente vinculados às empresas contribuintes/associadas.

 

C.H.+: Quantos Seconcis existem e onde estão localizados?

A.C.S.A.: Atualmente existem 15 Seconcis em operação, em oito estados e no Distrito Federal, totalizando 28 cidades, sendo:

  • São Paulo – São Paulo, ABC, Bauru, Campinas, Cubatão, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Praia Grande, Ribeirão Preto, Riviera, Santos, São José dos Campos e Sorocaba
  • Rio de Janeiro – Rio de Janeiro e Niterói
  • Minas Gerais – Belo Horizonte e Uberlândia
  • Espírito Santo – Vitória
  • Paraná – Curitiba, Londrina e Maringá
  • Santa Catarina – Florianópolis, Joinville e Blumenau
  • Goiás – Goiânia e Anápolis
  • Distrito Federal – Brasília
  • Amazonas – Manaus

C.H.+: Quantos atendimentos foram realizados no último ano?

A.C.S.A.: Em 2018 fechamos com os seguintes números:

  • Empresas Contribuintes – 7.943
  • Trabalhadores/usuários beneficiários – 363.137
  • Empregados dos Seconcis e Prestadores de serviço – 1.420
  • Empresas atendidas com PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) – 2.846
  • Empresas atendidas com PCMAT ou PPRA – 4.524
  • Trabalhadores cobertos pelo PCMSO – 133.714
  • Trabalhadores treinamentos diversos – 56.150
  • Consultas médicas – 388.138
  • Consultas odontológicas – 191.329
  • Exames médicos complementares – 1.170.859

 

C.H.+: Como é definida a política de atendimento dos Seconcis?

A.C.S.A.: Cada Seconci analisa as demandas locais e sua capacidade econômica para o atendimento, utilizando, por referência, o Manual de Funcionamento do Seconci, construído pelo Seconci Brasil a partir de experiências das entidades e exigências legais.

 

C.H.+: É possível afirmar que o Seconci é uma extensão da empresa de construção, que oferece serviços indispensáveis aos seus trabalhadores?

A.C.S.A.: De certa forma, o Seconci é uma extensão da empresa sim. Quanto aos serviços serem indispensáveis, grande parte dos trabalhadores tem, no Seconci, o único acesso a certos atendimentos como odontológicos, assistência social, fisioterapia, dentre outros.

C.H.+: Qual o papel do Seconci Brasil?

A.C.S.A.: O Seconci Brasil é a Associação dos Serviços Sociais da Indústria da Construção dos Estados do Brasil. Nossa missão é “representar e regular as atuações dos Seconcis, fomentar e orientar a implantação de novos Seconcis, informar e divulgar serviços prestados e desenvolver oportunidades por eles identificadas, disseminando as melhores práticas e o conhecimento disponível, auditando o funcionamento e coordenando ações sinérgicas entre os Seconcis, para garantir sua sustentabilidade legal e o benefício do desenvolvimento humano na construção civil”.

C.H.+: O que é o Ense?

A.C.S.A.: É o Encontro Nacional dos Seconcis que é promovido anualmente, com o propósito de promover a troca de experiências e boas práticas e a discussão de assuntos pertinentes às entidades.  O Ense é direcionado à administração das entidades e áreas técnicas de medicina, odontologia e engenharia de segurança. Em 2019, o ENSE será realizado nos dias 26 e 27 de setembro, em Brasília/DF.

COMPARTILHE!
Comissão de Política de Relações Trabalhistas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.