
Construção civil assinou 34 convenções coletivas até maio deste ano
O Radar Convenções Coletivas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) de junho, com informações das negociações referentes às datas bases de janeiro a maio de 2021, indica que foram assinadas 24 novas convenções até o dia 31 de maio, totalizando 34 no ano.
Dessas 24 negociações, 19 dos instrumentos assinados abrangem a categoria da construção civil, dois às categorias de construção/infraestrutura/montagem no mesmo instrumento e um à categoria de obras de infraestrutura.
Dos novos instrumentos coletivos firmados, 19 são Convenções Coletivas e um é aditivo a Convenção Coletiva com vigência entre 2020 a 2022. Dezessete têm vigência de 1 ano e três, de 2 anos.
Das 34 negociações concluídas no ano, 12 foram de entidades sediadas na região Sul, cinco na região Nordeste, uma na região Norte, duas na região Centro Oeste e 14 na região Sudeste.
Desse total, 20 (59% do total de negociações) trazem reajustes iguais à inflação medida pela variação do INPC/IBGE. Nove (26%) foram abaixo da inflação. Em cinco (15%) verificou-se aumento real (acima da inflação).
O Radar também traz informações sobre:
- Reajustes salariais
- Pisos salariais
- Principais Benefícios
- Segurança e Saúde no Trabalho
- Relações Sindicais
Convenções Coletivas
O Radar Convenções Coletivas utiliza como critério de análise as convenções coletivas firmadas pelo sindicato associado à CBIC, cuja categoria seja a indústria da construção, que estejam disponibilizadas no Sistema Mediador da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho ou no sítio eletrônico da entidade empresarial e, ainda, que tenham como abrangência territorial a cidade sede da entidade.
O Radar Convenções Coletivas, de periodicidade mensal, tem por objetivo dar um panorama geral dos principais dados extraídos das convenções coletivas firmadas pelos sindicatos associados à CBIC e está disponível no site da entidade.
O informativo integra o projeto ‘Monitoramento de Normativos e Dados de SST/RT – Radar Trabalhista’, realizado pela CBIC, por meio da sua Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).