Logo da CBIC
13/04/2021

Ações sobre vícios construtivos precisam de razoabilidade

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realizou hoje (13) a reunião virtual “Como enfrentar a indústria de ações sobre vícios construtivos”. No encontro, que contou com mais de 2,2 mil acessos no YouTube da entidade, foram apresentados aspectos legais e levantamentos sobre a “industrialização” desse tipo de ação.

De acordo com Erika Calheiros, assessora jurídica da CBIC, um levantamento realizado pelo Conselho Jurídico da entidade identificou que há mais de 51 mil ações relacionadas a vícios construtivos no faixa 1 do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) tramitando na Justiça Federal. Além disso, há mais de 13,7 mil acórdãos prolatados em 2ª instância nos Tribunais Regionais Federais. Durante a live, a advogada também realizou uma análise dessa temática sob a ótica do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O presidente do Conselho Jurídico da CBIC, José Carlos Gama, lembrou que as construtoras não querem entregar obras com problemas. “Custa 125 vezes mais voltar a um empreendimento entregue para consertar um vício construtivo”, calculou.

Durante o evento online, Carlos Del Mar, consultor jurídico da CBIC, explicou que um dos maiores problemas, que leva ao grande número de ações sobre vícios construtivos, tem a ver com o prazo de garantia, pois hoje não há prazo limite para surgimento de falha/vício, e assim a possibilidade de reclamação da garantia fica em aberto, estimulando assim a industrialização das ações.

José Carlos Martins, presidente da CBIC, informou que haverá outras reuniões sobre o tema para aprofundar as ações de enfrentamento desse desafio pela entidade.

A CBIC irá, ainda, propor diálogo aberto e republicano com os diversos atores envolvidos nesses processos judiciais com o fim de esclarecer as vicissitudes da construção civil, normas de desempenho e especificidades sobre o tema dos vícios construtivos.

Também participou da reunião o presidente da Comissão de Habitação de Interesse Social da CBIC, Carlos Henrique Passos.

COMPARTILHE!

Agenda CONJUR

Este Mês
Conselho Jurídico
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.