Logo da CBIC
22/07/2022

CBIC lança curso sobre Vícios Construtivos. Master Class no dia 27/7!

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio do seu Conselho Jurídico (Conjur), realizará a partir do próximo mês de agosto o curso Vícios construtivos e sua correta apuração técnica nas perícias de engenharia. A iniciativa integra a 2ª fase do Projeto Vícios Construtivos da entidade. Para que o público interessado conheça a proposta da iniciativa, a CBIC promoverá uma Master Class no próximo dia 27/7, às 19h, em seu canal oficial no YouTube.

Participarão como convidados o presidente da CBIC, José Carlos Martins, e o presidente do IBAPE, Amarilio da Silva Mattos Junior.

Aproveite a oportunidade para saber mais sobre o curso que terá início no dia 2/8, às 19h, e será ministrado pelos professores Octavio Galvão Neto, Clémenceau Chiabi, Flávia Zoéga, Luciano Ventura.

Durante as aulas, serão apresentados:

  • Conceitos e diferenças entre as modalidades de prova técnica previstas no Código de Processo Civil;
  • Requisitos técnicos essenciais especificados na ABNT NBR 13752 para a Perícias Judiciais de engenharia na construção civil envolvendo constatação e apuração de nexo causal de vícios construtivos;
  • Conceitos técnicos e diferenças sobre a classificação de irregularidades;
  • Análise do nexo causal das irregularidades: caracterização técnica do sintoma, avaliação da perda de desempenho, identificação e detalhamento do mecanismo de ação, da origem do agente causador
  • Análise e apuração de perdas de desempenho ou falhas envolvendo uso, manutenção, reforma ou alterações das características originais, obsolescência e envelhecimento;
  • Aspectos técnicos e práticos do assistente técnico nas Perícias, e
  • Casos práticos, laudos, formulações de quesitos e pareceres.

Conheça os professores do curso:

Octavio Galvão Neto é engenheiro civil; coordenador e secretário respectivamente das Comissões de Estudos das normas ABNT: “Avaliação de Bens” e “Perícias de Engenharia na Construção Civil”; certificado em Avaliações pelo IBAPE-nível AAA; autor de livros e artigos sobre Avaliações, Perícias e Arbitragem.

Clémenceau Chiabi é engenheiro civil, mestre em Engenharia Mecânica/Materiais. Pós-graduado em Engenharia de Avaliações e em Engenharia Econômica (Fundação Dom Cabral) Premiado com a Medalha Eurico Ribeiro relativo ao melhor trabalho na área de Perícias de Engenharia do Brasil em 2011, é coautor das Normas Técnicas para Avaliação do Desequilíbrio Econômico-Financeiro em Contratos de Obras de Engenharia (2011) e de Vistoria Cautelar (2014) emitidas pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia.

Flávia Zoéga é engenheira civil. Pós-graduada em Perícias e Avaliações; coordenadora da Câmara Técnica de Perícias do IBAPE-SP (2018-2021); professora do IBAPE/SP nos cursos de Perícias Judiciais, Vícios Construtivos; Recebimento e Entrega de Obras, Inspeção Predial. Sócia diretora da ARCHEO Engenheiros Associados.

Luciano Ventura é engenheiro civil. Pós-graduado em Avaliações e Perícias (UTFPR); vice-presidente do IBAPE. Membro das Comissões de Estudos das normas ABNT: “Avaliação de Bens” e “Perícias de Engenharia na Construção Civil”; redator das “Diretrizes Básicas para Avaliações em Garantias Bancárias”; certificado em Avaliações pelo IBAPE-nível AAA, e sócio fundador da Avaliador.com.

COMPARTILHE!

Agenda CONJUR

Março, 2024