Logo da CBIC
11/11/2024

CBIC e CAIXA realizam reunião com TRF6 para discutir vícios construtivos e aplicação da Recomendação nº 24

Nesta segunda-feira (11), a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), representada pelo seu Vice-Presidente Jurídico, Fernando Guedes, e a CAIXA Econômica Federal promoveram uma reunião virtual com juízes do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) para discutir questões relacionadas a vícios construtivos e a aplicação da Recomendação nº 24, do Conselho da Justiça Federal, no âmbito do tribunal. 

Participaram da reunião pelo TRF6 os juízes Fernanda Shorr, Carla Carvalho e Robson Magalhães, além de Haroldo Ferri, diretor do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) em Belo Horizonte. Representando a CAIXA, estiveram presentes Bruno Abreu, gerente jurídico em Minas Gerais, Mauro Sanabio Silva Pereira, George Andrade do Nascimento Junior, coordenador jurídico da GEJUR, Cleonice José da Silva, gerente executiva, e Paulo Barros, gerente jurídico. 

O encontro foi marcado por um diálogo produtivo, no qual a CBIC e a CAIXA puderam expor suas observações sobre a relevância da Recomendação nº 24, de 16 de agosto de 2024.. Essa diretriz visa orientar a solução de conflitos relacionados a problemas construtivos, buscando maior eficiência e celeridade no tratamento de litígios dessa natureza.

Fernando Guedes, vice-presidente jurídico da CBIC, destacou a importância da reunião para estreitar o entendimento entre o setor da construção e o Judiciário. “Foi uma oportunidade relevante de diálogo, em que pudemos apresentar nossos pontos de vista e reforçar a importância da Recomendação nº 24. Ficamos satisfeitos em ver que nossas observações foram bem recebidas pelos magistrados”, afirmou Guedes.

A iniciativa reflete o compromisso da CBIC e da CAIXA em promover uma melhor compreensão das demandas do setor da construção civil, buscando soluções que favoreçam tanto o mercado quanto os consumidores. A expectativa é que o alinhamento com o TRF6 possa contribuir para uma aplicação mais eficaz das normas e recomendações, evitando litígios prolongados e proporcionando maior segurança jurídica para as empresas e os clientes envolvidos em contratos de obras.

Recomendação 24 

A Recomendação CJF número 24/2024 resulta de esforços conjuntos com entidades especializadas como a CBIC, visa uniformizar os procedimentos para a realização de provas periciais em processos judiciais que envolvem a qualidade das construções do programa habitacional.

A recomendação orienta às Corregedorias Regionais e às unidades judiciais adotarem quesitos padronizados para apuração de eventuais vícios e utilizarem um fluxo processual unificado. A incorporação desses modelos aos sistemas processuais eletrônicos é incentivada, permitindo ajustes conforme as peculiaridades regionais.

Além disso, prioriza o julgamento de processos em áreas reconhecidas em estado de calamidade ou emergência, assegurando a tutela específica, conforme o disposto no Código de Processo Civil.

A CBIC, por meio de seu Conselho Jurídico (Conjur), teve papel ativo no processo de revisão desta Recomendação. A entidade encaminhou várias sugestões, as quais foram acatadas em boa parte na formulação do texto final da Recomendação nº 24.

A iniciativa tem interface com o projeto “Eficiência e Segurança Jurídica na Indústria da Construção”, do Conselho Jurídico (Conjur) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).


COMPARTILHE!

Agenda CONJUR

Este Mês
Conselho Jurídico
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.