Logo da CBIC
02/03/2018

Última reunião da CII, dia 23/02, debateu temas relevantes para o Setor

Foi realizada, no último dia 23/02, na sede do SINDUSCON-RIO, mais uma reunião da Comissão da Indústria Imobiliária-CII – CBIC.

A reunião, que teve como anfitriões o SINDUSCON-RIO e ADEMI-RJ, foi bastante produtiva, contando com a presença do presidente da CBIC, José Carlos Martins, presidente da Comissão do Meio Ambiente CMA-CBIC, Nilson Sarti e representante do Banco Santander, Fabrízio Ianelli.

José Carlos falou sobre várias ações em andamento, enumerando projetos que a CBIC está trabalhando, destacando:

– Distratos

– Lei de licitações, licenciamento ambiental

– Segurança do trabalho

– Cartórios

– Marco legal do saneamento

– Indicadores Nacionais do Mercado Imobiliário

Ressaltou que o projeto de Indicadores do mercado imobiliário é um dos projetos mais importantes da CI.  Informou que seria feita coletiva de imprensa na segunda-feira, dia 26/02, para apresentar os indicadores referentes ao 4º trimestre de 2017, bem como um balanço do ano e reforçou a necessidade de todas as entidades darem publicidade a esse assunto, para repercutir em todo o Brasil, evidenciando e colocando o setor em pauta.

 

Nilson Sarti falou sobre o Fórum Mundial da Água, que será realizado em Brasília, de 18 a 23 de março de 2018, com participação de principais especialistas, gestores e organizações em água do mundo e para o qual a e CBIC foi escolhida coordenadora e moderadora de dois tópicos:

Tema: Desenvolvimento

Tópico: Crescimento inclusivo e sustentável, gestão responsável da água e indústria.

A CBIC é o único representante brasileiro do setor produtivo nesse grupo de coordenação.

Tema: Urbano

Tópico: Água e cidades

A CBIC é a única entidade brasileira nesse grupo de coordenação.

 

Nilson informou também que a CBIC, juntamente com Sinduscon-SP, está coordenando as Comissões de Estudos da ABNT que tratam de Conservação e Fontes Alternativas de Água em Edificações (Ex. Reuso e Captação de Água de Chuva).

O presidente da CBIC ressaltou a importância da participação da CBIC no Forum Mundial da Água, que acontece pela primeira vez na América Latina e a participação reflete o excelente trabalho que a CBIC, por meio das Comissões, vem realizando e que o resultado da participação da CBIC nesse Forum irá repercutir no Setor, para as futuras gerações.

 

Um dos pontos altos da reunião foi a apresentação dos indicadores nacionais do mercado imobiliário, referentes ao 4º trimestre e fechamento do ano de 2017, mostrando uma reação positiva do mercado, destacando:

  1. Clara redução de estoque; a oferta final de unidades residenciais em 2017 apresentou queda de 12,3% em relação ao fechamento do ano anterior.
  2. No acumulado do ano, as vendas superaram os lançamentos em 11.878 unidades, número que representa 12,6% do total das unidades vendidas.
  3. As vendas e lançamentos aumentaram em 9,4% e 5,2%, respectivamente, em comparação com o ano anterior.
  4. O menor número absoluto de unidades à venda, desde o primeiro trimestre de 2016: apenas 135.051 apartamentos em todas as regiões comparadas.

 

Ao longo da reunião, sob o comando do presidente Celso Petrucci, foram apresentados e discutidos, ainda, vários temas relevantes para o setor, como:

 

– Procedimentos e emolumentos cartorários, com a participação do Dr. Melhim Chalhub

– Seguros, com a participação do núcleo de seguros – CBIC

– Atualização da situação da caixa e do PMCMV, conduzido pelo presidente da CBIC

– Crédito Imobiliário, conduzido pelo representante do Banco Santander, Fabrízio Ianelli

– Distratos, conduzido pelo presidente da CBIC

 

Em assuntos gerais, Paulo Muniz, presidente da ADEMI-DF, informou que uma empresa de Brasília havia perdido ação referente ao uso, em contrato de promessa de compra e venda, de cláusula de autorização para a incorporadora hipotecar o terreno visando à obtenção de financiamento para produção, mas em segunda instância, com participação da ADEMI-DF, o processo foi revertido.

 

***CLIQUE AQUI***  para ver a apresentação sobre indicadores

***CLIQUE AQUI***  para ver a apresentação CMA

***CLIQUE AQUI***  para ver Acórdão empresa DF

***CLIQUE AQUI***  para ver a apresentação Banco Santander

***CLIQUE AQUI***  para ver a apresentação sobre Cartórios

***CLIQUE AQUI***  para ver sobre Decreto IPTU Verde

COMPARTILHE!