Logo da CBIC
19/10/2022

Uso de ‘FGTS futuro para financiamento imobiliário é aprovado pelo CCFGTS

O Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (CCFGTS) aprovou, nesta terça-feira (18), o uso de recursos futuros para o pagamento de parcelas de financiamentos imobiliários. A regra valerá para famílias com renda bruta mensal de até R$ 2.400.

Na prática, a medida permitirá ao trabalhador com carteira assinada utilizar os valores futuros do FGTS como caução na compra de imóvel. A modalidade estará disponível a partir de janeiro de 2023. As instituições financeiras interessadas terão prazo de três meses para regulamentar as operações.

A proposta foi aprovada por unanimidade pelo conselho, que é composto por representantes do governo, dos empregadores e dos trabalhadores.

Segundo o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a iniciativa reforça a importância de se investir em habitação, ao invés de colocar os recursos do Fundo para incentivar o consumo. “Sabemos das necessidades, mas é mais seguro o trabalhador investir na casa dele do que usar o dinheiro do FGTS para consumir”, afirmou ao se referir sobre as autorizações de saque emergencial.

Para o presidente da Comissão de Habitação de Interesse Social (CHIS) da CBIC, Carlos Henrique Passos, a medida é positiva. “É favorável aos trabalhadores e representa um impacto positivo para o setor da construção. Vai possibilitar ao trabalhador considerar as contribuições mensais como capacidade de compra. Além disso, prestigia o FGTS pela sua razão primitiva, que é servir como poupança do trabalhador para aquisição da sua casa própria”, disse.

COMPARTILHE!
Comissão de Habitação de Interesse Social
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.