Logo da CBIC
11/04/2025

ENIC 100: Uso de dados estratégicos impulsiona decisões no mercado imobiliário

O uso de informações precisas e confiáveis tem se consolidado como elemento fundamental para a sustentabilidade e a eficiência do mercado imobiliário brasileiro. Esse foi o principal foco do painel “Mercado Imobiliário: Pesquisas e indicadores para melhor tomada de decisões”, realizado na quinta-feira (10), durante o 100º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), em São Paulo. O debate reuniu especialistas com ampla experiência em análise de mercado, que reforçaram a importância do uso de dados na redução de riscos e na elaboração de estratégias assertivas para o setor.

Com mediação do economista-chefe do Secovi-SP, Celso Petrucci, o painel trouxe um panorama sobre a evolução das pesquisas no setor, os principais indicadores econômicos e setoriais, além das projeções de comportamento do consumidor. “O nosso mercado é complexo e trabalha com ciclos longos. É preciso ter dados concretos para tomar decisões seguras”, destacou Petrucci. “Em 2016, mapeávamos cerca de 200 mil unidades nas principais cidades do Brasil. Hoje, esse número dobrou e alcançamos 400 mil unidades. Essa transformação só foi possível porque passamos a monitorar melhor o mercado”, afirmou.

Petrucci também ressaltou a importância de sistematizar os dados disponíveis e citou o exemplo do anuário produzido pelo Secovi-SP. “Neste ano, lançamos a 10ª edição do nosso anuário com mais de 270 páginas, que hoje é acessado via QR Code. Poucos leem tudo, mas quem lê reduz a margem de erro nas decisões. Como já dizia o seu Eli Horn, fundador da Cyrela, em dez empreendimentos, ninguém acerta os dez. É um mercado desafiador e a informação é o principal aliado”, reforçou.

Na sequência, Marcos Kathalian, sócio fundador da Brain Inteligência Estratégica, apresentou a estrutura dos indicadores utilizados para a tomada de decisão no setor. Segundo ele, os dados ajudam a minimizar riscos, embora não os eliminem completamente. “Trabalhamos com quatro grandes blocos: indicadores macroeconômicos, setoriais, antecedentes e de negócio. O mais importante deles, hoje, é a intenção de compra. Nossa pesquisa mostra que 44% das pessoas têm intenção de adquirir um imóvel. Isso se explica porque temos uma massa salarial crescente e taxa de desemprego em baixa”, explicou.

Kathalian observou que, mesmo com uma queda de 7% nos lançamentos em comparação com 2023, as vendas seguem em alta. “O mercado está aquecido, o setor é sólido, e estamos fazendo famílias felizes ao entregar aquilo que é mais importante para elas: o lar”, pontuou.

A relação direta entre informação de qualidade e assertividade nas decisões foi reforçada por Cyro Naufel Filho, diretor técnico e de relações com investidores da Lopes Brasil S.A. “Não manipulamos dados. Utilizamos bases confiáveis como as do Secovi-SP e da Brain, porque não há como tomar decisões no achismo. Nossas orientações aos incorporadores precisam ser embasadas”, afirmou.

Segundo Naufel, a Lopes conta com a maior base de dados do mercado imobiliário nacional, um verdadeiro data lake com informações sobre quem comprou, o que comprou, onde comprou, de quem comprou e por quanto comprou. “Esses dados são fundamentais para orientar o desenvolvimento de novos produtos e aperfeiçoar a esteira de vendas. A segmentação das informações é o que nos permite ser mais eficientes”, completou.

Encerrando o painel, o vice-presidente financeiro da CBIC, Eduardo Aroeira, destacou o papel estratégico dos dados no enfrentamento de cenários críticos, como o da pandemia. “Naquele momento de insegurança total, realizamos sondagens para entender como o mercado estava se comportando. Foi isso que nos deu segurança para formatar novos produtos, mesmo diante de um cenário completamente desconhecido”, relembrou.

Para Aroeira, a cultura da informação se tornou indispensável. “Depois que você se acostuma a trabalhar com dados reais, não consegue mais atuar sem eles. Continuamos realizando pesquisas até hoje, porque elas nos ajudam a melhorar a gestão, apoiar os trabalhadores e entregar bons produtos aos nossos clientes”, completou.

Com olhares atentos ao presente e ao futuro, os painelistas reafirmaram que o mercado imobiliário está em evolução, e que os dados — especialmente os bem interpretados — são a base para decisões mais seguras, sustentáveis e alinhadas às reais necessidades da sociedade brasileira.

O Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC) é uma realização da CBIC, em parceria com a RX | FEICON, apoio do Sistema Indústria e correalização com SESI e SENAI. O evento conta com o patrocínio oficial da Caixa Econômica Federal e Governo Federal, além do patrocínio da Saint-Gobain, no Hub de Sustentabilidade e Naming Room de Sustentabilidade; do Sebrae Nacional, no Hub de Inovação, e da Mútua, no Hub de Tecnologia. Também são patrocinadores do ENIC: Itacer; Senior; Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP, Associação Brasileira das Indústrias de Vidro – Abividro, Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas – Abrafati, Anfacer, Sienge, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex Brasil, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP; Multiplan; Brain; COFECI-CRECI; CIMI360; Esaf; One; Agilean; Exxata; Falconi, Konstroi; Mais Controle; Penetron; Seu Manual; Totvs; Unebim, Zigurat; Yazo

Construir com respeito é construir para todos! No ENIC 100, evento realizado pela CBIC, reforçamos o compromisso com a diversidade, inclusão e um setor mais justo. Racismo não tem vez! Vamos juntos construir um futuro mais igualitário e respeitoso para todos.

O tema tem interface com o projeto “Segurança Habitacional como Garantia Básica para a Qualidade de Vida e Integridade Física do Trabalhador”, da Comissão de Habitação de Interesse Social (CHIS) da CBIC, em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi).

COMPARTILHE!
Comissão de Habitação de Interesse Social
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.