Logo da CBIC
26/03/2021

CBIC e governo debatem mudança no subsídio do ‘Casa Verde e Amarela’

Atualizar os cerca de 70 representantes de entidades associadas à Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) sobre temas relacionados à Caixa, programa ‘Casa Verde e Amarela’, vícios construtivos e escassez de materiais foi o principal objetivo da Comissão de Habitação de Interesse Social (CHIS) da entidade, reunida nessa sexta-feira (26), via plataforma Zoom.

O presidente da CHIS, Carlos Henrique de Oliveira Passos, deu ciência de que a CBIC foi convidada pela Secretaria Nacional de Habitação (SNH) do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para debater proposta de estudo de mudança na curva de subsídio do programa ‘Casa Verde e Amarela’.

Para que a entidade tenha mais amostras e possa propor uma curva mais adequada para as diversas regiões do país, o executivo reforçou solicitação para que as entidades enviem, o mais breve possível à CHIS/CBIC, dados sobre áreas construídas, separando apartamento e casa.

No que se refere ao estudo da SNH/MDR, Passos ressaltou que o objetivo do governo é melhorar a eficácia de distribuição do orçamento do programa, as condições de acesso às famílias de menor renda e de atendimento aos segmentos municípios x regiões, que não estão sendo atendidos no atual modelo.

Além disso, a ideia é ter uma equação mais simples para definição de subsídios, que favoreça a entrada de novos agentes financeiros. “A expectativa do setor é de que haja um reequilíbrio do programa”, disse.

Sobre o relacionamento entre a Caixa e as empresas do setor da construção, destacou que os problemas pontuais de atendimentos precisam ser levados para conhecimento dos diretores regionais, que possuem uma interlocução mais próxima e podem corrigir de forma mais rápida os apontamentos citados pelos presentes.

Vícios construtivos

Resultado de iniciativa conjunta com a CHIS, o presidente do Conselho Jurídico (Conjur) da CBIC, José Carlos Gama, destacou que o Conjur vem atuando junto à superintendência do CB-02 da ABNT, na revisão nos termos das Normas de Garantias, a fim de esclarecer melhor a diferença entre vício construtivo e defeito, bem como a diferenciação entre prazo de garantia e prazo de responsabilidades civil.

Informou, ainda, que o Conjur promoverá seminários em todas as regiões do País, convidando juristas e desembargadores para uma explanação técnica sobre assuntos afetos, tais como: Manual do proprietário, Manual do síndico, Normas Técnicas (Norma de Garantia, Norma de Desempenho, etc) e que os associados serão convidados a participar de uma reunião extraordinária sobre o tema, após o feriado da Semana Santa.

O presidente da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da CBIC, Celso Petrucci, destacou que essas ações, relacionadas aos vícios construtivos, extrapolam o Programa ‘Casa Verde e Amarela’, e atingem, também, os empreendimentos do SBPE. Destacou, ainda, que seria prudente os empresários do setor integrarem ao seu processo de incorporação, a contratação de um perito que possa atestar as condições em que os imóveis estão sendo recebidos pelos proprietários.

Choque de importação 

Quanto ao aumento e à escassez de materiais, Carlos Henrique Passos informou que, nesta semana, o tema foi debatido junto aos representantes do Ministério da Economia, da cadeia produtiva do aço e do plástico e de entidades representativas dos principais compradores do País. A entidade propôs ao governo a redução imediata do imposto sobre a importação do aço para tentar resolver o problema do desabastecimento.

Para ajudar nas ações da CBIC, Petrucci, enfatizou a importância de as empresas participarem da pesquisa realizada pela CBIC, no âmbito da Comissão de Materiais (Coamt) que tem por objetivo identificar como o aumento de preços dos insumos de materiais está afetando as diversas regiões do país.

Os temas tratados na reunião têm interface com o projeto “Melhorias do Mercado Imobiliário” realizado pela CBIC, por meio da Comissão de Habitação de Interesse Social (CHIS), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!
Comissão de Habitação de Interesse Social
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.