Logo da CBIC
24/11/2023

CBIC e prefeitura do Rio de Janeiro abrem canal de diálogo

Buscando melhorar o ambiente de negócios e ampliar o mercado para oferecer mais habitação, saneamento e infraestrutura, representantes da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) foram recebidos em audiência nesta sexta-feira (24) pelo prefeito do Município do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

Na ocasião, o presidente da CBIC, Renato Correia, apresentou sugestões para questões relacionadas a reajustes contratuais, índices aplicados aos reajustes e critérios uniformes para Reequilíbrio de Contratos, buscando diminuir controvérsias em contratos de obras na cidade do Rio de Janeiro e eventual paralização de obras, como tem ocorrido no Brasil.
Também presentes na audiência, o vice-presidente da CBIC – Região Sudeste, Claudio Hermolin, e o vice-presidente de Infraestrutura da CBIC, Carlos Eduardo Lima Jorge.

A reunião abriu um canal direto de diálogo entre a municipalidade e a CBIC. O prefeito Eduardo Paes demonstrou interesse em avaliar as sugestões apresentadas pela entidade, que visam estabelecer:
• prazo de 12 meses (01 ano ao invés de 02 anos-periodicidade aplicada pela prefeitura do RJ) para reajuste dos contratos;
• aplicação de Índices Setoriais para reajuste dos contratos de Obras e Serviços de Engenharia, e
• critérios e procedimentos para orientar as solicitações de Reequilíbrio Econômico-Financeiro de contratos, inclusive firmando expressamente o prazo para sua análise e devolutiva, também via instrumento legal.

Segundo Renato Correia, as proposições visam contribuir para o desenvolvimento regular dos programas de obras do município e garantir a entrega dos bens à sociedade, nos prazos e na qualidade estabelecidos. “Nossa missão é melhorar o ambiente de negócios e ampliar o mercado. Vamos dar o respaldo necessário às empresas das nossas entidades afiliadas e vamos ajudar o novo PAC a ir mais longe, com aumento de produtividade e mais entregas para a sociedade brasileira”, frisou.

Ficou acertado que o Sinduscon-Rio acompanhará de perto a evolução dessas demandas junto à prefeitura em prol das suas empresas associadas.

COMPARTILHE!
Comissão de Obras Industriais e Corporativas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.