Logo da CBIC
09/08/2019

Setor da construção e Judiciário dialogam sobre a Lei dos Distratos

O vice-presidente da Área Jurídica da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Gama, participou nesta sexta-feira (09/08), em Fortaleza, no Ceará, do Seminário Dialogando com o Judiciário sobre a temática “Interpretando a nova Lei dos Distratos”.

Ao ressaltar a importância do evento – sucesso de público com mais de 270 participantes –, Gama defendeu que, como já apontado por vários magistrados, o diálogo precisa ser iniciado nos estados. “Justiça se faz na primeira instância. Essa abertura de diálogo tem que acontecer em cada estado”, diz Gama.

A Lei 13.786/2018, que regulamenta o distrato imobiliário e trata dos direitos e deveres de incorporadoras e adquirentes de imóveis nos casos de rescisão contratual, e a segurança jurídica que cerca o mercado, foram o foco do seminário que contou com as participações do advogado em Direito Imobiliário, Melhim Challub, e do desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Werson Rêgo.

O objetivo da legislação, em vigor desde o fim do ano passado, é oferecer mais estabilidade ao mercado imobiliário, que, em conjunto com a construção civil, estão entre os principais pilares da economia brasileira.

Realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon-CE), com apoio do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, o evento contou, na parte da manhã, com a participação exclusiva de mais de 60 juízes, desembargadores e assessores. Na parte da tarde, o seminário foi aberto ao público e contabilizou 210 ouvintes.

 

COMPARTILHE!

Agenda CONJUR

Este Mês
Conselho Jurídico
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.