Logo da CBIC
15/07/2021

Relator da reforma do IR participa de live da CBIC

O Quintas da CBIC desta quinta-feira (15) recebeu o relator da reforma do imposto de renda, deputado Celso Sabino (PSDB-PA), para debater a visão do Legislativo sobre o tema. Durante o evento, mediado pelo presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, o deputado explicou diversos pontos do novo texto apresentado esta semana aos parlamentares.

Sobre a questão da distribuição de lucro, o deputado explicou ter uma divisão clara do que é pessoa jurídica e pessoa física. Afinal, destacou, “seus patrimônios, as suas obrigações e as suas responsabilidades não se confundem”. Para o parlamentar, é necessário distinguir o fato gerador do imposto de renda do lucro das empresas e o fato gerador de dividendos. “Quem é o contribuinte do imposto de renda da pessoa jurídica? A empresa. Quem é o contribuinte da distribuição de lucro dos dividendos? É quem recebe os lucros dos dividendos, então são pessoas distintas, contribuintes diferentes”, apontou.

O deputado também explicou que o fato gerador do imposto de renda da pessoa jurídica é a aferição de lucros. “No momento que fecha o balanço e contabiliza o lucro, ali há o fato gerador para tributar o imposto de renda. Esse, nós estamos baixando para 12,5% e vai beneficiar 1,1 milhão de empresas ativas”, disse.

Sabino afirmou que, após diversas reuniões, conseguiu retirar a obrigatoriedade da opção do regime do lucro real. “Mantivemos o setor e as empresas de atividades nesse segmento com a opção de manter no lucro presumido. Nós retiramos a tributação de lucros dividendos entre grupo econômicos envolvendo controladas e controladoras”, ressaltou.

Segundo o parlamentar, está sendo analisada uma forma de como colocar as empresas coligadas, que é uma demanda que vai atender a diversos segmentos. “Estamos fazendo esses cálculos e os estudos técnicos legislativos para aperfeiçoar o texto nesse sentido”, salientou.

Sabino ainda frisou a retirada da tributação de um importante veículo de captação de recursos, que são os fundos de investimentos imobiliários, os fundos de investimentos de infraestrutura e logística. “Reduzimos o imposto de renda da pessoa jurídica para todos, inclusive as empresas do setor em 12,5%”, argumentou.

O presidente da CBIC demonstrou otimismo com o novo texto. “Nós estamos mantendo esse diálogo e tenho certeza que será extremamente importante para o Brasil, para a construção. O Congresso tem a sensibilidade dos pontos que são vitais para o desenvolvimento, para o aumento da geração de emprego. Está muito claro nosso posicionamento”, finalizou.

Ainda participaram do debate:

  • José Carlos Gama, presidente do Conselho Jurídico da CBIC
  • Carlos Henrique de Oliveira Passos, presidente da Comissão da Habitação de Interesse Social (CHIS) da CBIC
  • Alex Dias Carvalho, vice-presidente da CBIC e presidente do Sinduscon-PA
  • Murillo Allevato Neto, advogado

Assista ao evento

O Quintas da CBIC desta semana tem interface com o projeto “Segurança jurídica na indústria da construção” do Conselho Jurídico (Conjur) da CBIC, em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda CONJUR

Este Mês
Conselho Jurídico
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.