Logo da CBIC
16/07/2021

Quintas da CBIC é destaque no Correio Braziliense

O relator da reforma do imposto de renda, deputado federal Celso Sabino (PSDB-PA), participou do Quintas da CBIC, desta semana. Durante a live, o parlamentar destacou que pode fazer novas mudanças no relatório. Uma delas é a regra para o Juros sobre Capital Próprio (JCP), que é tributado em 15% na fonte, mas era dedutível pelas empresas na declaração anual. O tema foi destaque de matéria do Correio Braziliense desta sexta-feira (16).

“Estamos pretendendo equiparar o JCP com lucros e dividendos e ter uma progressividade nas alíquotas. Estou estudando a possibilidade de fazer uma progressividade, de zero até 25%”, afirmou Sabino. Ele disse que pretende modificar o texto preliminar em agosto, quando os parlamentares retornarem do recesso.

A reportagem também abordou que o PL 2337/2021 prevê a volta da tributação dos dividendos distribuídos por acionistas em 20%. Segundo as informações do Correio, desde 1996, com a criação do adicional de 10% do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) sobre o lucro acima de R$ 20 mil por mês, os dividendos deixaram de ser tributados, e a alíquota do IRPJ sobre o lucro passou para 25%, e, combinada com a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), de 9%, a carga nominal do Leão sobre a rentabilidade das empresas é de 34%.

A matéria apresentou outra mudança, que foi a manutenção da isenção do Imposto de Renda para os Fundos de Investimento Imobiliário (FII) e o fim da obrigatoriedade de imobiliárias e empresas do setor de construção fazerem a declaração apenas pelo lucro real. De acordo com o presidente da CBIC, José Carlos Martins, as alterações foram positivas para o setor. “O texto original saia totalmente da realidade e extinguiria o setor de imobiliárias, de locação e da construção em geral”, afirmou.

Martins elogiou a “boa vontade” do relator em fazer as alterações. “O substitutivo trouxe uma série de aprimoramentos”, acrescentou, mas reconheceu que ainda é preciso fazer alguns ajustes no sentido de evitar que empresas fiquem descapitalizadas.

Leia a matéria na íntegra

COMPARTILHE!

Agenda CONJUR

Este Mês
Conselho Jurídico
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.