Logo da CBIC
29/11/2019

Fórum Imobiliário debate novas perspectivas do mercado em Pernambuco

Da esquerda para a direita: Gildo Vilaça (Ademi-PE), Guilherme Guerra (Ademi-PE), Betinha Nascimento (CBIC e Sinduscon-PE), Larissa Gentile (Potigás-RN), José Antônio de Lucas Simón (Sinduscon-PE) e José Carlos Gama (Conjur/CBIC,). (Foto: Divulgação Ademi-PE)

O Mercado Imobiliário Frente às Novas Perspectivas” foi o tema central do Fórum Imobiliário Ademi-PE & Aripe, realizado nesta sexta-feira (29), das 9h às 18h, no Transamerica Prestige Beach Class, no Recife-PE. Durante todo o dia foram discutidos assuntos relevantes e atuais do mercado, tais como novas perspectivas do setor, habitação popular e  regularização imobiliária, multipropriedade e o patrimônio de afetação.

Estiveram reunidos no evento cerca de 200 participantes, desde construtores, advogados atuantes no mercado imobiliário e profissionais de cartórios, até desembargadores, juízes e representantes de órgãos públicos como o Ministério Público do Estado, Juizados Cíveis, de Consumo e Procon, entre outras.

O Fórum foi uma promoção da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE), em parceria com a Associação de Registradores de Imóveis de Pernambuco (Aripe). “Trata-se do resultado do trabalho desenvolvido ao longo de quase dois anos, em reuniões com associados das duas casas, na sede da Ademi, nas quais foram construídos consensos nas relações entre construtoras e cartórios, em uma ação inovadora nacionalmente”, explica o presidente da Ademi-PE, Gildo Vilaça.

A primeira palestra da programação ficou à cargo do presidente do Conselho Jurídico da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Conjur/CBIC), José Carlos Gama, que falou sobre ‘O Mercado Imobiliário e a CBIC frente às Novas Perspectivas’. Em sua palestra, Gama traçou um histórico do setor imobiliário no país e apontou tendências de formatação de imóveis que atendam o novo público consumidor.

“O mundo mudou e o jovem de hoje não quer mais ter a propriedade de carros de luxo ou grandes imóveis, mas sim uma estrutura que lhes confira maior mobilidade”.

Ao apontar novas modalidades de imóveis, como apartamentos com área comum para espaços compartilhados, com mais tecnologias sustentáveis, modulados ou com maior automação, por exemplo, falou de como o segmento jurídico da CBIC vem atuando para que a legislação acompanhe essas mudanças.

Também foram palestrantes no Fórum Imobiliário Ademi-PE & Aripe:

  • Renato Góes, advogado e consultor em regularização fundiária
  • Melhim Namem Chalhub, advogado autor das obras “Alienação Fiduciária – Negócio fiduciário”, “Propriedade imobiliária: função social e outros aspectos”, entre outras
  • Rodrigo Toscano, advogado e professor
  • Sylvio Capanema, ex-desembargador

Foram abordados pelos palestrantes os seguintes temas:

  • ‘O Mercado Imobiliário na Habitação Popular: a Regularização Imobiliária e Usucapião Extrajudicial’
  • ‘O Mercado Imobiliário e o Patrimônio de Afetação no Contexto da Recuperação Judicial e da Recuperação de Empreendimentos’
  • ‘O Mercado Imobiliário e a Multipropriedade’

 

(Com informações da Ademi-PE)

COMPARTILHE!

Agenda CONJUR

Abril, 2024