Logo da CBIC
30/05/2019

Leis relacionadas ao mercado imobiliário são tema de seminário em Belo Horizonte

Seminário jurídico da CBIC reuniu especialistas em mercado imobiliário. Foto: Sinduscon-MG

O seminário “Judiciário e o Mercado Imobiliário: um diálogo necessário” reuniu mais de 200 pessoas nessa quarta-feira (29), no auditório do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em Belo Horizonte. O evento visou debater duas novas leis promulgadas em dezembro último: a Lei dos Distratos (Lei 13.786/18) e o Regime de Multipropriedade (Lei 13.777/18).

A primeira norma tem o objetivo de trazer segurança jurídica e transparência tanto para o comprador quanto para as construtoras em caso de desistência da compra do imóvel. A segunda prevê, entre outras questões, que diferentes condôminos sejam proprietários de um mesmo imóvel por uma fração de tempo determinada e alternada.

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias Morais, fez a abertura e salientou a importância de eventos que promovam o diálogo entre as instituições. “Para buscar equilíbrio e buscar a paz social é indispensável dialogar com todos os setores e com todos os seguimentos da sociedade”, afirmou. Morais também destacou a importância da construção civil para a geração de empregos no país.

Em seguida, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção de Minas Gerais (Sinduscon-MG), Geraldo Jardim Linhares Júnior, reforçou a importância da construção civil para a economia e como o diálogo entre os três poderes fortalece o setor. “Para que possamos trabalhar é importante que se haja perenidade nas nossas atividades”, frisou.

O desembargador do TJMG Marcelo Rodrigues, ressaltou que “o diálogo do judiciário com a sociedade deve ser sempre presente e estabelecido sobre os parâmetros da República”.

O vice-presidente da área jurídica da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Gama, salientou que a entidade abraçou o projeto de promover um diálogo aberto com os Poderes da república, sobretudo com o Poder Judiciário. Nos anos de 2017 e 2018, foram feitos dois seminários jurídicos no Superior Tribunal de Justiça. Neste ano de 2019, a CBIC e o Senai Nacional resolveram ampliar esse diálogo com os Estados da Federação, onde, segundo ele, é onde se faz a verdadeira justiça no caso concreto.

Gama, apresentou a primeira palestra do dia, com o título “Contextualização: o mercado e a regulação imobiliária”. O dirigente ressaltou a importância da economia estável e da segurança jurídica para o crescimento do setor imobiliário.

Em seguida, foram apresentados dois painéis. O primeiro foi sobre a “Lei 13.786/18 – Os Distratos: segurança jurídica e transparência nos contratos imobiliários”, coordenado pela vice-presidente do Sinduscon-MG, Maria Fernanda Menin Maia, e com palestras do advogado especialista em Direito Imobiliário Melhim Chalhub e do desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Werson Rêgo.

Já o segundo painel abordou a “Lei 13.777/18 – O Regime Jurídico de Multipropriedade: Importância para o Mercado Imobiliário” foi coordenado pelo advogado Felipe Boaventura que representa o Sinduscon-MG no Conjur da CBIC. O palestrante foi o desembargador do TJMG, José Arthur Filho, e os debatedores foram os especialistas em Direito Imobiliário, Maya Garcia e Guilherme Terra.

Essa é uma iniciativa realizada pelo Conselho Jurídico da CBIC, Senai Nacional e o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) com apoio do TJMG.

COMPARTILHE!

Agenda CONJUR

Este Mês
Conselho Jurídico
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.