Entrevista – Fortanks garante agilidade na construção de tanques em estações de tratamento
O ‘Fortanks – Tanques de Concreto pré-moldado’, da empresa Fortes Engenharia, do Espírito Santo, é uma das inovações do 23º Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), 2º lugar na Categoria Sistemas Construtivos.
Para que todos tenham a oportunidade de conhecer mais sobre as inovações premiadas e examinar suas potencialidades, a Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC tem divulgado semanalmente entrevistas com os representantes dos projetos vencedores desta edição, que poderão ser conferidas semanalmente.
A conversa de hoje é com Ricardo Antonio Abrahão Netto, diretor comercial da Fortes Engenharia, com filiais na Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná, Maranhão e Rio Grande do Sul.
Em entrevista exclusiva ao CBIC Hoje+, Netto destacou os benefícios proporcionados pela inovação, como maior agilidade, sustentabilidade e qualidade na construção de tanques nas estações de tratamento de água e esgoto, bem como a motivação da empresa para o desenvolvimento do projeto.
Confira, com exclusividade, os trechos a seguir:
CBIC Hoje+: Qual o principal benefício da inovação para a indústria da construção?
Ricardo Antonio Abrahão Netto: No momento em que o Brasil assina o novo marco legal do saneamento, o Sistema Fortanks traz agilidade, sustentabilidade e qualidade na construção de tanques circulares de grandes dimensões nas Estações de tratamentos de água e esgoto.
C.H.: Qual foi a principal motivação em desenvolver seu projeto?
R.A.A.N.: A Fortes tem como principal objetivo nesse sistema a industrialização da construção e consequentemente diminuir a MO nos canteiros, evitar retrabalho, tornando a obra totalmente sustentável.
C.H.: Como você enxerga o futuro da sua inovação na indústria da construção?
R.A.A.N.: A inovação na construção civil é um caminho sem volta e todas as empresas que quiserem se manter no mercado, de uma forma competitiva, tem que ter a inovação como um de seus valores e fazer parte da sua estratégia.
C.H.: Qual o maior desafio para inovar, de forma sustentável, na indústria da construção no Brasil?
R.A.A.N.: O grande desafio é mudar as escolas de engenharia do Brasil fazendo com que os futuros engenheiros já saiam tecnologicamente preparados para inovar e pensem de forma sustentável a construção civil do futuro, ajudando a mudar radicalmente a forma de construir no Brasil.
C.H.: O que significa receber o Prêmio CBIC de Inovação e Responsabilidade?
R.A.A.N.: Para a Fortes, receber o Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade é uma honra e a confirmação de que a Fortes está no caminho certo em ter um setor de inovação. Além disso, traz uma visibilidade para o Sistema Fortanks, principalmente com as empresas de Saneamento e na indústria em Geral.
Os interessados em rever a cerimônia de premiação, com apresentação da Orquestra Sinfônica de Brasília, podem acessar o
Canal da CBIC no YouTube e a plataforma do 92º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC).
A 23ª Edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade integra o projeto ‘Inovação e Tecnologia’, realizado pela CBIC, por meio da sua Comat, com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).
Confira, a dos demais premiados:
Entrevista – Construção rápida garante assertividade no prazo e custo final do empreendimento
Entrevista – Plataforma permite análise de desempenho de edificações
Entrevista – Simulador ambiental BIM garante maior conforto nas edificações