Logo da CBIC
02/09/2019

BIM contribui para a melhoria de toda a cadeia produtiva

O uso do BIM (Building Information Modeling) foi o destaque da segunda edição do Estação Cerrado, realizada no dia 29 de agosto, pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), em Brasília. “O BIM tem rendido resultados crescentes, avalia o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) e vice-presidente da Área de Inovação da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Dionyzio Klavdianos, ao apontar a parceria entre CBIC, Senai Nacional, Sinduscon-DF e Sebrae-DF sobre o projeto BIM Colaborativo, que busca viabilizar a introdução do BIM no cotidiano do setor imobiliário.

Vídeo com as palestras serão oportunamente disponibilizados. Confira, a seguir, as apresentações realizadas pelos palestrantes, que abordaram os seguintes temas.

  • Processo BIM no Serviço Público – O coordenador do escritório de gestão estratégica do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Anderson Alvarenga, apresentou algumas obras do DNIT com o uso da metodologia. Para ele, a ferramenta foi essencial. “Conseguimos conversar com a área técnica de maneira mais rápida”.
  • Processo BIM na Iniciativa PrivadaO engenheiro civil da Verko Engenharia, Ricardo Gois, destacou que não se deve pensar em BIM de maneira isolada. “O BIM é parte importante para melhoria de toda a cadeia produtiva”, ressaltou.
  • Potencialidades do BIM na Construção CivilO consultor estratégico em BIM, Wilton Catelani, abordou as potencialidades do BIM na construção civil. “A implantação do BIM pode aumentar produtividade, viabilizar automação de processos, reduzir custos e desperdícios e aprimorar o gerenciamento de informações sobre ativos construídos ao longo do ciclo de vida de uma edificação”, explicou. Segundo ele, o modelo BIM é a base de dados que incorpora, mostra e calcula informações gráficas e não gráficas. Para Catelani, autor da coletânea BIM, publicada pela CBIC, a implantação da modelagem da construção é uma urgência.

Investir BIM contribuirá para o avanço do setor da construção

Ao destacar que a construção civil é um dos setores que mais gera empregos no Brasil, o secretário de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, Gilvan Máximo, ressaltou a importância de se investir em opções tecnológicas que possam contribuir com o avanço do segmento.

“O nosso objetivo é que Brasília se torne a primeira cidade totalmente inteligente do Brasil e da América Latina”, afirmou Gilvan Máximo.

“Investir em tecnologia e inovação associada à construção civil é uma forma para enfrentar os desafios”, destacou o diretor-presidente da FAPDF, Alexandre dos Santos.

O secretário de Obras, Izidio Santos, também reforçou que o investimento em inovação não é só um caminho, mas o único. “Contamos com a FAPDF para podermos implantar o BIM de verdade e trazermos bons frutos”, disse.

A palestra contou com a participação de estudantes de engenharia de Brasília e profissionais da área. A nova tecnologia será obrigatória em projetos de construções públicas a partir de 2021 e, com ela, será possível monitorar um projeto arquitetônico desde o modelo inicial, orçamento, desenvolvimento da construção e sua conclusão.

O evento contou com a correalização do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF), do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF), da Secretaria de Obras do DF, do Governo do Distrito Federal (GDF), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (SECTI) e da Câmara Brasileira de Indústria da Construção (CBIC).

 

(Com informações do Sinduscon-DF)

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Abril, 2024