Logo da CBIC
08/05/2020

BID reúne poder público e empresários em debate sobre pós Covid-19

Na fase de recuperação da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), uma das principais questões é a reabertura das cidades. Para debater a melhor forma de reativar a mobilidade urbana, os espaços públicos e a economia, sem criar uma segunda onda de infecções, a Rede de Cidades do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) realizou webinar nesta sexta-feira (08) com representantes da América Latina e do Caribe. O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, participou da sessão que tratou do tema ‘Habitação e Construção’.

Martins informou que, no Brasil – com mais de 2 milhões de trabalhadores no setor da construção e características diversas nos seus 26 estados e no Distrito Federal – o trabalho da CBIC foi definido em três linhas de ações.

 

A primeira foi para tratar a emergência, com a criação de uma página específica no site, com recomendações do setor para o ambiente de trabalho, a fim de auxiliar empresas do setor e a sociedade sobre a crise, que inclui, entre outros:

A segunda e atual linha de ação é mostrar ao governo federal que para o desenvolvimento e o país sair da crise é preciso investimento e não consumo.  “Estudo demonstra que quando se faz habitação e obras, 97 outros setores são impactados, 62 atividades comerciais e industriais e 35 atividades ligadas aos serviços. Então, se quer irrigar a economia, tanto pelas atividades quanto pelas localidades, necessita ser via setor”, defende.

“O terceiro momento é uma discussão importante que teremos que ter no futuro sobre como vamos desenvolver a economia, se será sobre a construção e qual a origem do capital”, disse, ressaltando a importância de valorizar a habitação na vida das pessoas, que ganhou ainda mais significância neste momento de Covid-19.

Da sessão sobre ‘Habitação e Construção’, também participaram representantes do Chile, do Paraguai, da Argentina e o vice-presidente executivo da Edificar S.A de Costa Rica, Juan Castro.

O ministro do Planejamento e Infraestrutura Pública do Chile, Mendoza Mario Sebastián Isgró, e o secretário de Habitação e Urbanismo do Chile, Guillermo Rolando, informoram que o Ministério (MINYU) tem trabalhado em melhorias qualitativas na habitação, construção de casas e obras urbanas. Há um esforço para manter serviços (pagamentos de obras e revisões de projetos) e para expandir a liquidez para as empresas (apoio aos salários dos trabalhadores), que trabalham com o ministério, especialmente as pequenas e médias. Também estão sendo realizadas obras nos assentamentos informais, com o setor privado, para que eles tenham acesso a serviços básicos. O país também definiu protocolos de recomendações sanitárias para obras.

Representante da Argentina destacou a importância de se observar a experiência de outros países para saber como lidar com o isolamento. Mencionou o laboratório de habitação do governo que, desde o primeiro dia, trabalha com todas as universidades e o setor privado. Foram identificadas casas e terrenos vagos e desenvolvido um mapa georeferenciado com hospitais e rotas. No momento do registro de covid-10, as obras são registradas e georeferenciadas para controle sanitário.

O Paraguai, convicto de que o setor de construção é fundamental para gerar emprego, está se preparando para a reativação econômica, com orçamento ampliado, habitação social, gerando fontes de emprego nos distritos, e grandes obras públicas).

Paralelamente também foram realizadas sessões sobre ‘Mobilidade Urbana’ e ‘Espaços Públicos’, com a participação de autoridades das cidades de países latino-americanos.

A primeira etapa do evento foi moderada pelo presidente do BID, Luis Alberto Moreno, com a participação dos especialistas em planejamento urbano e epidemiologia: Richard Florida, Urbanista e professor da Escola de Cidades da Universidade de Toronto e da Escola de Administração Rotman; e Stefano Bertozzi, decano emérito e professor da Escola de Saúde Pública da UC Berkeley.

O BID é a principal fonte de financiamento de longo prazo para a América Latina e o Caribe.

A plataforma de conhecimento, relacionamento e soluções do BID visa socializar o conhecimento, as lições aprendidas e as boas práticas de sustentabilidade ambiental, econômica e social de mais de 160 cidades da América Latina e do Caribe.

Veja mais informações.

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Março, 2024